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Sintufes, Adufes e DCE/Movimento Estudantil lançam campanha “S.O.S Ufes”

Sintufes, Adufes e DCE/Movimento Estudantil lançam campanha “S.O.S Ufes”

Entidades apresentam a “universidade em liquidação”, chamando atenção para os riscos da privatização das Ifes diante de cortes e projetos do governo Bolsonaro

O Sintufes, a Adufes, e o DCE/Movimento Estudantil lançam a campanha “S.O.S Ufes: A Universidade está em liquidação”, que apresenta peças publicitárias fazendo alusão direta ao processo de privatização que o governo Bolsonaro vem articulando contra as instituições federais de ensino superior (Ifes). Afinal, de acordo com o projeto Future-se, do MEC, as universidades parecem mesmo serem objetos de “liquidação”. Sem falar no corte de verbas para educação pública, que ultrapassam os R$ 6 bilhões. Ou seja, o governo retira recursos e traz a privatização como solução. Uma operação que há anos é criticada pelo Sintufes e entidades que lutam contra o avanço da terceirização e da venda de serviços das universidades públicas.

A intenção da campanha é despertar a atenção da comunidade acadêmica e da sociedade acerca do risco de privatização e sucateamento da instituição, tendo em vista os cortes no orçamento e, mais recente, o programa Future-se.

Quem passa pelo campi de Goiabeiras já pode conferir algumas peças da campanha, como os cartazes em amarelo, que lembra os anúncios de supermercado (imagem abaixo). Outros materiais, como outdoor, adesivos, panfletos/cartão de crédito, panfleto/ “ofertas’ também serão apresentados e marcarão o semestre letivo.

Além dos intervenções dentro dos campi da Ufes, a campanha também terá divulgação nas redes sociais e nas ruas. As peças saem sem assinaturas específicas das entidades, já que a proposta é alcançar o maior número de pessoas, tanto dentro quanto fora da comunidade acadêmica. O público-alvo são todos aqueles que estejam interessados na defesa da universidade pública de qualidade.

“Temos a compreensão de que só com performance não se vai conseguir avançar. É preciso ter estratégias de propaganda e de formação política cotidianas, para conseguir estar presente no dia a dia e lembrar as pessoas sobre a situação da universidade”, diz Lucas Martins, diretor de Comunicação do Sintufes.

O dirigente explica que ao dizer que a universidade está em liquidação, a campanha busca evidenciar o caráter privatista e voltado para o mercado financeiro do programa Future-se, que representa a culminância do processo de desmonte da educação pública superior nos últimos anos, colocando a Ufes e outras universidade em condições de penúria, com dificuldades de fechar as contas.

A campanha

“Mega Oferta”. Na campanha “S.O.S. Ufes – A Universidade Está em Liquidação”, as propagandas anunciam Mega Ofertas, mas engana-se quem pensa que se trata de eletrodomésticos, produtos de supermercado ou coisas do gênero. Aqui, entram temas como Análise de Políticas Públicas, Assistência Jurídica, Criação de Vacinas, Controle da Qualidade do Ar, Estudos sobre Gênero e Sexualidade, Análise do Impacto das Barragens e Tratamento de Tuberculose, todas representando serviços ou atividades realizadas pela Ufes e que estão ameaçadas pela precarização e ameaça de políticas privatistas.

*Com informações Adufes.

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