• Assembleia Geral

Assembleia geral decide continuar discussão sobre filiação de trabalhadoras/es da EB$ERH aos sindicatos da base da Fasubra

Situação da jornada da Biblioteca Central também é debatida

A assembleia geral da categoria decidiu dar sequência a discussão sobre a filiação das/os trabalhadoras/es da EB$ERH ao Sintufes, referendando o encaminhamento da última plenária da Fasubra, que tem como objetivo a representação desses trabalhadores.

Vale destacar que essa decisão é apenas o primeiro passo para a discussão em torno dessa temática, polêmica, mas que não pode ser ignorada pela categoria. A assembleia foi realizada nesta terça-feira, 10, pela manhã, na subseção sindical do Hucam, Maruípe, em Vitória; e à tarde, na sede do sindicato, em Goiabeiras, também na capital.

Próximos passos. A assembleia definiu que serão realizadas reuniões setoriais no hospital, apenas com servidores RJU, para discutir essa questão.

Na sequência, será realizada uma assembleia geral dos trabalhadores RJU para decidir os encaminhamentos. Há ainda a proposta, dentro do calendário da Fasubra, de se realizar uma assembleia conjunta entre RJU e celetistas da EB$ERH, num terceiro momento, para continuar o debate. Além disso, está prevista a realização de um seminário – para trabalharas/es RJU e CLT sobre o tema.Encaminhamento da FederaçãoÉ importante lembrar ainda que esta não é uma decisão do Sintufes, mas sim um encaminhamento da última plenária da Fasubra para que a Federação possa representar as/os trabalhadoras/es da EB$ERH. A Fasubra já tinha aprovado este entendimento em seu último Congresso, realizado em 2015.

À tarde, assembleia é realizada em Goiabeiras. Pela manhã, no Hucam (foto acima)

A filiação das/os trabalhadoras/es da EB$ERH pelo Sintufes e demais sindicatos da Federação tem gerado muita polêmica sobretudo em meio às/aos trabalhadoras do RJU, que receiam perder a representatividade de sua entidade sindical, que receiam até ser assediados pelas/os trabalhadoras/es da Empresa, uma vez que eles estão se tornando a maioria nos hospitais universitários que aderiram à empresa.

Para a Fasubra, contudo, o entendimento não é esse. A Federação reafirma sua posição contrária à Empresa. Mas não há como ignorar a existência desses trabalhadoras/es, que também sofrem pressão, assédio moral, perseguições etc. Além disso, embora sejam trabalhadoras/es de natureza jurídica diferente EB$ERH são celetistas; TAEs das universidades são RJU, a fonte pagadora é a mesma, sem falar no local de trabalho.

Outro ponto importante é que a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) vem se articulando para representar os funcionários da EB$ERH. Isso, além e enfraquecer a base da Federação nos hospitais universitários (já que não há mais concursos para o RJU, nos HUs que já aderiram à Empresa) vai deixar esses trabalhadores do mesmo local (RJU e celetistas) mais divididos. E divisão de classe trabalhadora sempre traz prejuízos aos trabalhadores, beneficiando os patrões.

O Sintufes é obrigado a filiar trabalhadores da EB$ERH? Não. Ainda que os sindicatos da base da Fasubra decidam, em sua maioria, pela filiação desses trabalhadores, a decisão referente ao Hucam será da categoria.

BibliotecaNa assembleia também foi discutida a situação das/os trabalhadoras/es da Biblioteca Central, que estão fazendo jornada de 40 horas, após uma decisão da Justiça Federal, acatada pelo procurador da Ufes em total desrespeito à Resolução 60/2013 da própria universidade, que estabelece a jornada ininterrupta para o setor.

O Sintufes lembrou que é importante fazer a luta política: trabalhar seis horas; e protestar duas, por exemplo, mas que essa decisão cabe às/aos trabalhadoras/es do setor, que terão o apoio do sindicato para fazer a luta.A assessoria Jurídica do sindicato já entrou com ação para buscar reverter essa situação.