29 de agosto: Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

29 de agosto: Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi escolhida por conta do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), realizado em 1996. O dia tem como objetivo reforçar a importância do combate à lesbofobia (aversão ou ódio contra mulheres lésbicas) e também dar visibilidade às mulheres lésbicas.

As mulheres lésbicas não devem ser negligenciadas . Elas devem ser alvo das políticas públicas e do acesso a direitos. Não é justo e nem correto estigmatizar ou desqualificar as mulheres lésbicas tão somente por amar mulheres. Em nossa cultura machista e patriarcal, muitas mulheres lésbicas ouvem falas do tipo: “namora mulher, porque não teve um homem de verdade”. Quem pensa ou defende argumentos assim, está sendo machista e lesbofóbico, não respeitando o legítimo direito das mulheres de amarem e de serem amadas por outras mulheres.

As demandas das mulheres lésbicas também não devem ser invisibilizadas e ou negligenciadas. Isso, infelizmente, ainda acontece até mesmo dentro da população LGBTQIA+, onde homens gays acabam tendo mais protagonismo do que as mulheres lésbicas.

Fato é que elas existem e resistem às mais diversas opressões em defesa do legítimo direito de amar e de serem amadas. É uma existência de resistência, de luta pelo amor, por visibilidade e por direitos.

 

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo