Assembleia debate sobre intensificação da luta, elege delegadas/os para o CNG e homologa suspensão do desconto do fundo de greve

Assembleia debate sobre intensificação da luta, elege delegadas/os para o CNG e homologa suspensão do desconto do fundo de greve

Presidente da Adufes participa da atividade e manifesta apoio ao movimento dos técnicos

A assembleia simultânea da greve desta terça-feira, 16 de junho, debateu sobre a intensificação da luta pela publicação do decreto do RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) e por avanços na pauta no Ministério da Educação (MEC). A categoria elegeu os próximos delegados para o Comando Nacional de Greve e homologou a suspensão do desconto do fundo de greve referente ao mês de junho.

Outro encaminhamento foi a definição do calendário de mobilizações e atividades para os próximos dias. O presidente da Adufes, Ricardo Roberto Behr, esteve presente e manifestou apoio à greve.

Intensificação da luta
Na avaliação da greve, foi debatida a necessidade de intensificar a luta com foco na Casa Civil para cobrar da ministra Miriam Belchior a publicação do decreto do RSC. O decreto se encontra na Casa Civil desde o início de junho. A ministra mostrou descompasso com o texto que foi fechado pelo MEC, Comissão Nacional de Supervisão da Carreira e respaldado pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O Comando Nacional de Greve (CNG) tem feito pressão e atos em frente à Casa Civil para cobrar da ministra a publicação do decreto, seguindo o que foi pactuado pelo MEC e pelo MGI. Os delegados do Sintufes no CNG, Wellington e Luiz Antônio, participaram das atividades nesta terça, 16, em Brasília.

Outro foco de reivindicações é o MEC, onde foi aberta a mesa para negociar as pendências da greve que começaram a ser discutidas junto à pasta.

Eleição de delegados para o Comando Nacional de Greve (CNG)
A eleição ocorreu por chapas. Edmar e Rogério compuseram a chapa 1, como titular e suplente. A chapa 2 foi composta por Wellington Pereira (titular) e Filipe Skiter (suplente). Com isso, os próximos delegados do Sintufes para o CNG serão Edmar e Wellington Pereira.

Homologação da suspensão do desconto do mês de junho (fundo de greve)
A diretoria do Sintufes avaliou as contas e decidiu suspender o desconto do fundo de greve da folha de junho (salário de julho), entendendo que o saldo seria suficiente para custear os próximos passos do movimento. A decisão foi submetida à assembleia e aprovada

Informes e problemas locais
Foram relatadas preocupações com o Programa de Gestão de Desempenho (PGD), usado por algumas chefias para penalizar trabalhadores durante a greve. Houve também denúncias de dificuldades no Hucam, onde chefias se recusaram a homologar pontos e expuseram servidores ao marcar “greve” nas escalas de plantão. A assembleia encaminhou a retomada de reuniões com a divisão de enfermagem e a inclusão de atividade para revisão da resolução do PGD.

Apoio à luta
O presidente da Adufes, Ricardo Roberto Behr, reforçou o apoio total da entidade à greve dos técnicos administrativos, lembrando que a Adufes está também ao lado dos estudantes na resistência contra os ataques às universidades. Ele agradeceu o convite para participar da assembleia, reafirmou que a Adufes está na luta junto com os técnicos e estudantes e informou que pretende marcar reunião com o Sintufes para discutir ações conjuntas e pautas da universidade, fortalecendo a unidade entre os sindicatos.

O coordenador do Sintufes, Marcelo Rosa, agradeceu a participação e destacou a importância da aproximação entre as entidades, ressaltando que os técnicos têm em seu histórico de luta a reivindicação por maior participação nos espaços de decisão da universidade.

Calendário
A assembleia aprovou o seguinte calendário:

  • quarta, 17 de junho, 9h: reunião do Sintufes e da Progep com aposentados e pensionistas para discutir sobre a aceleração.
  • sexta, 19 de junho, 9h: reunião online do Comando Unificado de Greve
  • terça, 23 de junho: reunião da Comissão de Interlocução
  • quarta, 24 de junho, 8h30: assembleia simultânea da greve
  • quinta, 25 de junho, 14h: reunião com trabalhadores da Biblioteca Central para debater sobre eleições no setor
  • sexta, 26 de junho, 9h: reunião do Comando Unificado de Greve

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes