Confira a nota assinada pela diretoria colegiada do Sintufes
O Sintufes é contra as propostas de fragmentação e de divisão da Ufes visando a “criação” de uma nova Universidade Federal no Sul do Espírito Santo.
O Sintufes não é contra que haja uma Universidade no Sul do ES. Até porque, o Sul do Estado já tem a Ufes. Se for para ter uma nova Universidade Federal que ela seja criada sem que para isso a Ufes precise ser fracionada. A Ufes poderia contribuir com a implantação. Isso aconteceu quando a Univasf (Universidade do Vale do São Francisco) foi criada com apoio de servidores da Ufes, em 2004.
Diante de propostas autoritárias, sem nem sequer fazer consulta à comunidade universitária ou à administração da Universidade, SOMOS CONTRÁRIOS! Importante salientar que teve até ‘Fake News’, já que houve informação de que o reitor da Ufes estaria apoiando um dos projetos. Ele não estava.
É preciso observar ainda que estamos vivendo há mais de cinco anos com cortes de recursos para educação pública. Programas importantes vêm sendo cortados por falta de verba. O governo atual é inimigo da educação. Num cenário de asfixia financeira, promovida pela EC-95/2016, que congela investimentos por 20 anos em educação e saúde públicas, precisamos entender o que está por trás desses projetos. E ao que parece o que está por trás é o projeto de privatização da educação pública e das universidades federais.
Não podemos esquecer que um dos projetos de divisão da Ufes é de um deputado federal que votou a favor da PEC 32/2020 (reforma administrativa) na Comissão Especial que analisou e aprovou a Proposta de Emenda à Constituição. Ele estaria visando poder ter influência para indicar funcionários para esta ‘nova universidade’, caso a reforma administrativa seja aprovada? Não temos acordo!
Vamos seguir defendendo o fortalecimento da Ufes como sempre fizemos ao longo da nossa história. Não podemos compactuar com uma proposta autoritária de fracionar a Ufes sem debate com a sociedade ou com a comunidade universitária. O Sul do ES já tem a sua Universidade Federal há 45 anos! Se for para ter outra, vamos apoiar! Inclusive uma Estadual. Mas somos contrários ao que está sendo proposto. Seguiremos na luta em defesa da nossa Ufes.
Diretoria Colegiada do Sintufes
Vitória, 19 de outubro de 2021