Prestação contábil se refere ao ano marcado pelo início da pandemia de covid-19. Acesse aqui a edição do Jornal do Sintufes especial de prestação de contas
A categoria aprovou as contas do Sintufes, referentes ao exercício de 2020, ano marcado pelo início da pandemia de covid-19. A assembleia geral de prestação de contas do Sintufes foi realizada virtualmente pela plataforma Google Meet, no dia 16 de março de 2021.
Os desafios da direção em seguir fazendo a luta em defesa da categoria, no ano marcado pelas restrições de circulação, necessidade de distanciamento social, pela necessidade de adaptação ao trabalho remoto entre outras situações trazidas pelo novo coronavírus, integraram o debate em torno das contas do sindicato.
As ações políticas, que tiveram que ser repensadas para serem realizadas nas redes sociais e em reuniões remotas, foram destaques na avaliação dos trabalhos realizados. Assim como as atividades presenciais, com todos aparatos de biossegurança, para que fosse feita a luta contra a retirada de direitos por parte do governo Bolsonaro, bem como por conta dos governantes (Casagrande incluído), que cederam a pressão de empresários e acabaram deixando milhares de trabalhadores à mercê do vírus.
A direção destacou as dificuldades de atuação nesse cenário, que aparentemente pode dar a impressão de redução de despesas, pela não realização das atividades presenciais. Mas para se adaptar ao expediente remoto (sejam funcionárias/os do Sintufes e diretoria), manter empregos de trabalhadores do sindicato fez com que a direção tivesse de repensar muitas ações relativas a 2020.
As contas, como apontaram o contador Daniel Lyra, e o Conselho Fiscal do Sintufes, foram bem trabalhadas e o sindicato encerrou o expediente contábil de 2020 em saúde financeira, apesar de baixas de número de filiados, geradas até por desfiliações feitas à revelia da categoria, haja vista as artimanhas do governo Bolsonaro de enfraquecer o movimento sindical. Houve até quem fosse realizar empréstimo e ‘ganhasse’ uma desfiliação feita sem consentimento do sindicalizado e do sindicato.
O que foi apreciado?
A categoria deliberou em torno dos seguintes pontos de discussão:
1 -Prestação de contas do exercício social 2020, acompanhada do parecer do Conselho Fiscal;
a) Balanço do exercício financeiro de 2020
b) Demonstrativo de resultado do exercício;
2 – O que ocorrer.
Jornal de prestação de contas
Clique aqui e acesse a edição do Jornal do Sintufes especial de prestação de contas. Confira a íntegra do jornal nas imagens de cada página abaixo disponibilizadas.
Edital
Confira abaixo o edital de convocação para assembleia geral de prestação de contas, divulgado em jornal de grande circulação no Espírito Santo, em 8 de dezembro de 2020.