Por vacinas para toda a população, contra a reforma administrativa e em defesa dos serviços públicos e da vida!
Essas foram as principais reivindicações da Carreata do Dia Nacional de Luta, realizada na manhã da segunda-feira, 1º de fevereiro de 2021, em Vitória. O Sintufes esteve presente na ação, organizada pelo Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade.
Reunindo trabalhadoras/es aposentadas/os, a carreata saiu do campus de Goiabeiras, percorrendo as avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha, com centenas de carros, alcançado em torno de três quilômetros de extensão. Ao passar pela sede da Petrobras, diretores de sindicatos e centrais, que conduziam a carreata, no carro de som, reforçaram a luta contra a privatização da empresa brasileira que o governo Bolsonaro quer entregar para o capital estrangeiro.
Em frente à Secretaria Estadual de Educação (Sesa-ES) foi momento de reivindicar o não retorno das escolas públicas estaduais, já que a pandemia segue descontrolada e o País não tem vacina o suficiente para que professoras/es e estudantes tenham segurança para retornarem às atividades presenciais escolares. Foi protocolado no Tribunal de Justiça do Espírito Santo um pedido contra o retorno das escolas.
A carreata seguiu até o Palácio Anchieta, onde novamente, cobraram a suspensão do retorno às aulas. E criticaram o governo do Estado pela aprovação da reforma da previdência. Vereadoras eleitas de Vitória, Camila Valadão e Carla Coser, durante o ato, também criticaram a aprovação do projeto de reforma da Previdência do prefeito de Vitória, feito a toque de caixa pela Câmara Municipal neste ano.
Ao longo do ato, foi reforçada a importância dos serviços públicos durante a pandemia, com destaque para o SUS Foi lembrado que a reforma administrativa de Bolsonaro, se aprovada, vai transformar os serviços públicos em cabide de empregos e vai precarizar o acesso do povo brasileiro a diversas políticas públicas.
Durante a carreata, populares acenavam e outros motoristas buzinavam demonstrando apoio ao movimento.
Live!
Em nosso Face, assista à transmissão da carreata pela live, realizada a partir de articulação do Sintufes. Confira como foi a live também no canal do YouTube do Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Público.
OBS: se o vídeo não abrir, clique no link para visualizar no canal do YouTube.