Atenção, trabalhadores plantonistas do Hucam, que estão preocupados com a previsão de terem de realizar 15 plantões no mês de julho. O Sintufes reforça que: quem quiser poderá fazer 13 plantões (com compensação) no próximo mês. E o pró-reitor da Progep já orientou à chefia de divisão de Enfermagem do hospital que os plantonistas têm essa opção.
Portanto, mesmo com a RT (responsável técnica) ter apontado que serão 15 plantões; quem quiser poderá fazer 13 com compensação.
Acordo com o Sintufes prevê 13 plantões mais compensação
Em luta em favor dos plantonistas, o Sintufes vem discutindo com a Ufes/Progep/Hucam a situação dos plantões desde o final de 2018. Após meses de negociação, o acordo firmado prevê o seguinte: o trabalhador que optar poderá fazer 13 plantões, respeitando o tempo de 15 minutos antes do expediente e 15 minutos depois, fazendo a compensação das horas restantes com: 50% de curso online (a distância); e 50% de curso presencial.
Vale lembrar, no entanto, que a orientação da RT de 15 plantões tem respaldo no total de horas a serem cumpridas por mês por cada trabalhador.
Resolução 34/2018 e articulação no Conselho Universitário
O Sintufes ressalta ainda que vem travando a defesa da jornada no Conselho Universitário (Consuni). É que o sindicato vem participando de reuniões dos representantes dos técnicos no Consuni com a Comissão de Legislação e Normas do colegiado. O trabalho visa abrir espaço para a categoria estudar e fazer propostas de alterações na Resolução 34 de 2018, do Conselho Universitário. A normativa regulamenta a jornada de trabalho e a forma de adoção do ponto eletrônico.