• Home
  • Notícias
  • XXIV Confasubra: abertura é marcada por discurso contra o fascismo, ato contra a LGBTIfobia e luta por direitos e democracia

XXIV Confasubra: abertura é marcada por discurso contra o fascismo, ato contra a LGBTIfobia e luta por direitos e democracia

XXIV Confasubra: abertura é marcada por discurso contra o fascismo, ato contra a LGBTIfobia e luta por direitos e democracia

Veja como foi a abertura e a análise da conjuntura, que iniciou o segundo dia do Congresso, realizado em Brasília

Começou o XXIV Confasubra! A delegação do Sintufes chegou nesta quarta-feira, 17, para participar do Congresso que segue até o domingo, 21, no Hotel Tulip Alvorada, em Brasília.

São 41 delegados e dois observadores que vieram do ES para esta edição do Confasubra.

1049 delegadas/os de sindicatos de 49 institutos federais de ensino superior de todo o Brasil estejam presentes no Congresso.

Basta de LGBTIfobia
A abertura do Confasubra foi marcada por um ato em favor das trabalhadores e dos trabalhadores LGBTI+, em razão do Dia Internacional Contra a LGBTIfobia (17/05, primeira foto).

Luta contra o bolsonarismo e o fascismo
A derrota de Bolsonaro nas urnas e nas ruas foi destacada pela mesa de abertura, composta por diretores da Fasubra, parlamentares e dirigentes sindicais de outras federações de trabalhadores do País e da América Latina.

Mas foi apontado a necessidade de seguir lutando contra o bolsonarismo e o fascismo em defesa da democracia.

A vitória contra a reforma administrativa foi exaltada. Mas foi alertado que Arthur Lira pretende trazer a PEC da reforma de volta. E que também não se pode aceitar o arcabouço fiscal que tem foco em prejudicar o funcionalismo público.

HUs 100% público. Houve, ainda, manifestação em defesa dos HU’s 100% público e contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Pandemia
O enfrentamento da pandemia, em especial pelos trabalhadores dos hospitais universitários foi mais um ponto de destaque. Vítimas fatais da covid-19, ex-diretores da Fasubra, familiares e da base da categoria, foram lembradas. O descaso do desgoverno Bolsonaro com a pandemia foi duramente criticado.

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo