GT Antirracista do Sintufes apoia bloco, que vai desfilar no dia 10 de fevereiro. Filiadas/os ao sindicato podem concorrer a abadás. Veja como
A questão racial vai desfilar no Carnaval de Vitória. “Vai ter bloco preto, sim”. Com apoio do GT Antirracista do Sintufes, o Bloco Afro Kizomba vai desfilar no Carnaval de Vitória, no sábado, 10 de fevereiro, no Centro da capital. A concentração será a partir das 15 horas em frente ao Museu Capixaba do Negro (Mucane). A saída está prevista para as 17h.
O objetivo do Afro Kizomba é trazer à tona, durante a folia, a importância da mobilização, a luta, a presença da comunidade afro-capixaba no Estado.
“O bloco nasce como uma alternativa político-cultural para dar visibilidade à comunidade afro-capixaba e suas demandas sociais. Trata-se de pinceladas rítmicas e da alegria proporcionada pela atmosfera do Carnaval, onde buscaremos fazer um resgate sócio-histórico-cultural destacando a presença e a luta do povo negro no Espírito Santo”, informa a organização do Afro Kizomba.
A organização aponta, ainda, qual será o ritmo do bloco. “Do Congo ao maracatu. Samba, axé, funk e pontos de matriz africana vão dar o tom do Afro Kizomba, primeiro bloco Afro do Carnaval capixaba, que trará pluralidade de ritmos, diversidade, tons e alegorias típicas do povo negro ao Centro de Vitória, no sábado de Carnaval”.
Sorteio de abadás: veja como participar
Por meio do seu GT Antirracista, o Sintufes apoia os trabalhos do bloco Afro Kizomba e vai sortear 10 abadás a trabalhadoras/es filiadas/os ao sindicato que tenham interesse em participar do desfile.
Interessadas/os em participar do sorteio, devem entrar em contato com a secretaria do Sintufes (Goiabeiras) e passar informações para poder participar do sorteio. As informações podem ser enviadas ao sindicato até o dia 2 de fevereiro.
Para se inscrever, entre em contato com a sede do sindicato: 3325-6450, de segunda a sexta, das 8h às 14 horas.
Após o dia 2 de fevereiro, o Sintufes divulgará como será realizado o sorteio dos abadás. Vale ressaltar que, mesmo sem abadá, qualquer pessoa pode participar do bloco.
“Vai ter bloco preto, sim! Você está convidado a fazer parte do bloco Afro Kizomba”!
Acesse a página do bloco Afro Kizomba para mais informações.