Categorias: Notícias

“Unificou, unificou! É estudante junto de trabalhador”: ato para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo é potente nas ruas de Vitória

A classe trabalhadora e o movimento estudantil mostraram muita força e disposição para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo nas ruas e nas urnas. O que se viu pelas principais avenidas de Vitória nesta terça-feira, 18 de outubro de 2022, foi uma potente união entre estudante e trabalhador em defesa da educação e das universidades públicas, da democracia e por dias melhores no Brasil e no Espírito Santo.

A organização do ato decidiu por fazer duas concentrações. Uma no Teatro Universitário, em Goiabeiras, outra na Praça de Jucutuquara, próximo ao Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo, antiga Escola Técnica). O destino foi o mesmo: A Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na Enseada do Suá, em Vitória. O Sintufes,  a Adufes, o DCE, o Sinasefe contribuíram na organização do ato, que contou também com a colaboração de centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos.

O recado nas ruas foi dado! A manifestação unificada fez ecoar na capital capixaba a forte luta pelo #ForaBolsonaro e pela derrota do bolsonarismo. “Unificou, unificou! É estudante junto com trabalhador”, essa foi uma das palavras de ordem que ganharam as ruas e chamaram atenção da população e de motoristas que passavam pelo ato. Muitos populares acenavam positivamente para o protesto, inclusive muitas buzinas de carro de apoio ao protesto foram ouvidas.


A luta contra o teto de gastos (EC-91/2106), a proposta da reforma administrativa (PEC 32/2020) e outros projetos que retiram direitos e prejudicam a vida da população também foi destacada. A luta em favor da educação pública, dos institutos federais e das universidades públicas chamou atenção com as seguintes palavras de ordem: “trabalhador tem que apoiar, eu estou na rua para seu filho estudar”.


Afinal, sem o enfrentamento de trabalhadoras/es e estudantes e com o governo Bolsonaro e o bolsonarismo (no ES representado por Manato) a realidade será de: redução de investimentos públicos na educação, na saúde, na segurança; privatizações; redução de políticas públicas de combate ao racismo, a LGBTQIA+fobia, à violência contra as mulheres; bem como de perseguição a trabalhadoras/es e estudantes de universidades, entre outros. Numa realidade dessas, são imensas as chances das próximas gerações não terem opção de estudar em instituições da educação pública, laica, gratuita e de qualidade.

Reforçar a luta nas urnas dia 30!
O ato manifestou apoio às candidaturas de Lula (nacional) e Casagrande (estadual) no segundo turno das Eleições, no dia 30 de outubro.

Havia grupos partidários aos dois candidatos, mas houve também muitos coletivos e falas (dos carros de som), pontuando que o enfrentamento vai continuar mesmo com a vitória do ex-presidente e do atual governador capixaba.

A questão principal do apoio às duas candidaturas é que a vitória dos dois candidatos vai representar a derrota, respectivamente, de Bolsonaro e do bolsonarismo (aqui no ES representado pelo candidato Manato).