Notícias

Ufes aprova carta aberta contrária à PEC da reforma administrativa

Reforma administrativa NÃO! Em sessão aberta à comunidade universitária e transmitida pela Internet, os conselhos superiores da Ufes aprovaram uma carta aberta em defesa dos serviços e das/os servidoras/es públicos. O texto mostra os prejuízos que a proposta de emenda à Constituição (PEC) 32/2020 (reforma administrativa do governo Bolsonaro) poderá trazer caso seja aprovada pelo Congresso. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira, 3 de dezembro de 2020, remotamente, pela plataforma Google Meet.

A sessão foi conjunta reunindo os membros do Conselho Universitário (Consuni), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho de Curadores (Ccur) da Ufes. Além de representantes do Sintufes, Adufes e do DCE. O texto, assinado pelos conselhos e pelas três entidades, representa um posicionamento da Universidade diante da PEC da reforma administrativa que se encontra na Câmara dos Deputados.

Não ao Future-se! Vale lembrar que a sessão aberta foi uma demanda, inicialmente pautada no Conselho Universitário, pela coordenadora-geral do Sintufes e representante dos técnicos no Colegiado, Luar Santana. Ela pautou a questão em uma sessão do Consuni no mês de setembro. A iniciativa da conselheira teve como exemplo a sessão aberta que disse NÃO AO FUTURE-SE, realizada em 2019, no Teatro Universitário da Ufes.

Após Luar propor a sessão aberta, Sintufes, Adufes e DCE também cobraram a sua realização. A sessão está disponível nos canais do Sintufes no Facebook e YouTube (disponibilizado acima).

Clique aqui para ler a carta aberta (versão oficial assinada pelo reitor)