Categorias: NotíciasSintufes

Trabalhadores federais distribuem bananas nos campi da Ufes em protesto no Dia Nacional de Lutas

Os trabalhadores federais realizaram uma paralisação nacional nesta quarta-feira, 25 de abril, em todo o País. O ato integra o Dia Nacional de Lutas que contará com atividades em todos os Estados, tocadas por 31 entidades federais.

Aqui no Espírito Santo, os técnico-administrativos e professores da Ufes, do Ifes (Instituto Federal de Educação do ES) e trabalhadores de outros órgãos federais, da Saúde, Trabalho e Previdência, das agências reguladoras e da Polícia Rodoviária Federal participaram do ato que contou com a presença de estudantes do DCE da Ufes.

A distribuição de bananas aconteceu nos campi de Goiabeiras e de Maruípe/Hucam. Após distribuírem as bananas, os trabalhadores fizeram uma passeata em volta da universidade, no campus de Goiabeiras.

Com a paralisação, o Restaurante Universitário (RU) e a Biblioteca Central ficarão fechados durante toda essa quarta-feira, 25. A biblioteca funciona apenas para entrega de livros.

Distribuímos bananas para representar as bananas que estamos recebendo do Governo Federal, que é intransigente e não atende a nossa pauta de reivindicações, contribuindo para o sucateamento da educação pública e da saúde, representada pela privatização do Hospital das Clínicas, explica o diretor do Sintufes José Magesk.

Segundo ele, a participação de trabalhadores de outros órgãos só mostra a insatisfação geral do serviço público federal com a política do governo Dilma, que gasta bilhões para pagar a banqueiros internacionais e não investe em saúde e educação.

O ato foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Ufes (Sintufes), Associação dos Docentes das Universidades do Espírito Santo (Adufes), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica Seção Vitória (Sinasefe), Sindicato dos Trabalhadores Federais, Estaduais e Municipais da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Espírito Santo (Sindsaudeprev-ES) e conta com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ufes) e do Sindicato da Polícia Rodoviária Federal no ES.

Reivindicações dos trabalhadores federais
Definição de data-base (1° de maio);
Reajuste linear de 22,08% para recompor perdas dos últimos anos;
Política Salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações;
Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolos de intenções firmados;
Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;
Retirada dos PLP´s, MP´s, Decretos contrários aos interesses dos servidores públicos;
Paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas;
Reajuste dos benefícios.