Notícias

Sintufes participa de ato em memória às vítimas da covid-19 no ES

Confira à carta feita em lembrança às mais de 1,3 mil mortes registradas no Espírito Santo 

O Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores  na manhã de domingo (21 de junho) instalou 130 cruzes na Praia de Camburi, em Vitória, em ato em lembrança às vítimas da pandemia de covid-19 em todo o Estado. As cruzes foram instaladas em covas simbólicas na areia da orla, representando as 1.300 mortes registradas no ES por causa da covid. A triste marca de 1,3 mil foi alcançada no dia do ato, inclusive.

O Sintufes, sindicato que integra o Fórum, participou ativamente da atividade. O coordenador do Sintufes, Wellington Pereira, ajudou na produção das cruzes e também na instalação delas na areia da praia. No ato, o Fórum denunciou os descasos dos Governos, Federal e do Espírito Santo, e também do empresariado, que ávidos pelo lucro, falam em flexibilização das atividades em detrimento da vida da população. E isso com a curva de contágio subindo aceleradamente, haja vista o vertiginoso aumento de óbitos e de casos registrados.

 

Tem muita gente morrendo por causa da covid-19, e o governo do Estado fala em flexibilizar atividades, abrir shoppings por conta de pressão do empresariado? Para nós, todas as vidas importam. Estamos aqui para dizer não à subliminação das vidas. São pessoas, são histórias, são sonhos destruídos por uma doença trágica. Em memória dessas pessoas e em solidariedade as suas famílias, estamos fazendo esse ato, que também critica o presidente da República, que chamou a covid de gripezinha, que não tem nem sequer ministro da Saúde e que está mais preocupado em proteger os filhos do que em proteger a população do vírus”, argumentou Wellington.

Bolsonarista tenta roubar faixas 
Uma bolsonarista retirou faixas com palavras de ordem contra o presidente Bolsonaro que integravam as ações do Fórum, no ato em memória às vítimas da covid-19 no Estado. A mulher, que caminhava na praia sem máscara, disse que a praia é pública e que os integrantes do Fórum poderiam fazer isso em suas casas. Ela ainda disse que os manifestantes deveriam deixar o presidente terminar o mandato dele, porque ele foi democraticamente eleito.

O vídeo da tentativa de roubo das faixas por parte da bolsonarista pode ser conferido nesta matéria de Século Diário. Vale reforçar que praticamente toda a imprensa capixaba divulgou o ato. E nas redes sociais a repercussão da maioria das pessoas foi favorável à homenagem.

 

 

 

Confira abaixo a íntegra da carta redigida pelo Fórum com a assinaturas das entidades que compõem a referida entidade.

Carta em memória às vitimas do COVID-19 no Espírito Santo
Não são números, eram vidas, são histórias!

 

Réquiem para Matraga
Vim aqui só pra dizer
Ninguém ha de me calar…

Tanta vida pra viver
Tanta vida a se acabar
Com tanto pra se fazer
Com tanto pra se salvar …

Geraldo Vandré

 

O mês de junho de 2020 marcou o fim de mais de mil histórias de vida de cidadãs e cidadãos do estado do Espírito Santo pelo COVID-19. São pessoas que em seus diferentes locais de moradia e trabalho colaboravam para erguer a nossa sociedade e se fazerem presentes nas vidas de familiares e amigos. É por essas vidas, que não são números, e que não podem simplesmente ser calculadas sem atitudes firmes de enfrentamento ao avanço do COVID-19, que diversas entidades e movimentos sociais se unem para lembrar dessas histórias que, devido ao contexto, não puderam ser veladas.

Em celebração a cada uma e cada um dos que partiram e em respeito aos seus familiares e amigos que nos reunimos em luta para que não sacrifiquem nenhuma vida a mais. São nas areias cinzas da Praia de Camburi, pra lembrar as marcas da exploração da Vale e da Arcelor e da degradação provocada por elas, que erguemos o altar às vitimas do COVID-19 no Espírito Santo.

Nós, do Fórum Capixaba em Defesa da Vida das Trabalhadoras e Trabalhadores e das entidades abaixo assinadas, queremos mais uma vez expressar a nossa indignação frente à política de morte de abertura de shoppings e seus comércios, possibilidade de abertura de escolas e unidades do INSS, política de descaso com a vida.

O afrouxamento das regras de isolamento somados à falta de leitos de UTI e de medicamentos expressam uma política de morte do governo Casagrande, seguindo as irresponsáveis deliberações do governo Bolsonaro. Com essas atitudes o governo demonstra o seu desrespeito com a vida de cada uma e cada um de nós, assumindo nossas mortes como números e ignorando nossas histórias.

1. Ação Popular Socialista-APS-ES
2. Associação dos Docentes da UFES- ADUFES
3. Associação Habitacional da União por moradia popular do ES -UNMP/ES
4. Atelier de Idéias
5. Brigadas Populares
6. CEC Coletivo de Estudos de Conjuntura
7. Central Única dos Trabalhadores-CUT
8. Centro de Defesa dos Direitos Humanos-CDDH/Serra
9. Círculo Palmarino
10. Coletivo Dona Astrogilda
11. Coneres – Conselho de Ensino Religioso ES
12. Conselho Regional de Serviço Social-CRESS
13. CSP com Lutas
14. Diretório Central dos Estudantes-DCE/UFES
15. Federação dos Servidores Públicos
16. Fórum Capixaba de Homens pelo fim da violência contra a mulher
17. Fórum de Mulheres do ES
18. Fórum Igrejas e Sociedade em Ação
19. Intersindical – Central da Classe Trabalhadora
20. KIZOMBA-ES
21. Luta Unificada dos Trabalhadores da educação-LUTE/ES
22. Mães Eficientes Somos Nós
23. Movimento Nacional de Direitos Humanos do ES
24. Movimento Negro Unificado-MNU/ES
25. MST-ES
26. Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida – NC-ACD
27. Pajeú
28. PCB
29. PSTU
30. PSOL-ES
31. PT-ES
32. Revolução Brasileira-RB/ES
33. Resistência e Luta Educação ES
34. Sinasefe-IFES
35. Sindicato dos Bancários
36. Sindlegis
37. Sindprev-es
38. Sindsaúde
39. Sintufes
40. Sispmc
41. União da Juventude Comunista-UJC
42. União de Negros e Negras pela Igualdade-UNEGRO/ES