• Home
  • Notícias
  • Sintufes integra nova coordenação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos

Sintufes integra nova coordenação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos

Sintufes integra nova coordenação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos

Toninho Lopes e Marizete Pereira Leite vão representar o Sintufes no CEEDH. Lopes é escolhido coordenador-executivo do colegiado

O Sintufes assume um importante espaço de luta em favor da educação e dos direitos humanos no Estado. O sindicato está na nova coordenação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Espírito Santo (CEEDH). A posse do Sintufes na coordenação aconteceu na plenária do colegiado realizada em 22 de junho.

O trabalhador do CCS Antônio (Toninho) Lopes e a trabalhadora do RU de Goiabeiras, Marizete Pereira Leite vão representar o Sintufes na nova coordenação. Além do sindicato, o Sindsaúde, o Centro de Apoio aos Direitos Humanos (CADH) “Valdício Barbosa dos Santos” e o Instituto Raizes também passaram a integrar a gestão do CEEDH.

A Ufes tem assento permanente no CEEDH. O reitor Paulo Vargas indicou para a nova coordenação as professoras: Maria Amélia Dalvi Salgueiro (titular); Renata Duarte Simões e Cleyde Rodrigues Amorim (suplentes).

Vale ressaltar que, além representar o Sintufes, o trabalhador técnico-administrativo em Educação Toninho Lopes foi escolhido o coordenador-executivo do CEEDH-ES.

Neste vídeo, Toninho explica a importância da presença do Sintufes no CEEDH, bem como fala sobre como o Comitê de Educação em Direitos Humanos pode contribuir no enfrentamento do machismo, da LGBTIfobia, do racismo e de outras situações de violências contra os seres humanos. Buscando assim, a promoção de uma educação inclusiva e igualitária para todas, todos e todes em constante diálogo com os movimentos populares do Espírito Santo.

Histórico
Abaixo, o novo coordenador-executivo do CEEDH, Toninho Lopes, faz um breve histórico sobre a construção do colegiado.

“Teve início a segunda gestão do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Espírito Santo (CEEDH-ES), fruto de uma construção de quase uma década! Iniciado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2011, a partir do chamamento da Secretaria/Ministério dos Direitos, este comitê foi se constituindo ao longo deste tempo enfrentando muitas dificuldades, das mais variadas ordens. Foi em 2017, que juntamente com a recém criada Secretaria Estadual de Direitos Humanos, sob gestão do secretário Júlio Pompeu que entregamos ao povo capixaba este colegiado tão importante e necessário. Ao longo desta construção contamos com as preciosas colaborações das professoras Nazaré Tavares (PB) e Lurdinha Nunes (PI⁩), que, em tempos diferentes, estiveram conosco aqui. Também tivemos contribuições indiretas a partir de encontros dos tempos que tínhamos políticas públicas para os Direitos Humanos em geral, e para a Educação em Direitos Humanos. Tempos de intensa produção. Coordenei a etapa final do projeto de extensão “Criação e Fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Espírito Santo” que iniciou-se com o professor Luiz Antonio Dagiós. Tive a felicidade de ser eleito para coordenador executivo no primeiro mandato iniciado em 2018. E agora, reconduzido à função. Infelizmente a mudança de governo trouxe-nos dificuldades e somado a isso a pandemia, ficamos um tempo paralisados. Mas com a persistência retomamos em dezembro/2020 e nestes seis meses fortalecemos o Comitê que hoje está lindo de se ver!”

 

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo