Durante ato, população reforça o desmonte dos serviços públicos. Coordenador do Sintufes destaca a importância da classe trabalhadora para o povo cariaciquense
O Sindicato dos Trabalhadores na Ufes esteve na luta junto do Sindicato dos Servidores Municipais de Cariacica (Sindismuc), no dia 21 de outubro de 2022.
Os trabalhadores de Cariacica foram para as ruas reivindicar melhores salários e melhores condições de trabalho. O município paga salários muito baixos em todos os níveis de formação. Além disso, a gestão do prefeito Euclério Sampaio excluiu o sindicato das mesas de discussão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da categoria.
A atividade aconteceu na Praça de Campo Grande (Monsenhor Rômulo Neves Balestrero). Os trabalhadores permaneceram na praça e fizeram intervenções nas ruas, denunciando as más condições de trabalho e o desmonte do serviço público municipal.
População reforça o desmonte. Durante o ato, muitas pessoas vieram aos manifestantes relatar casos de dificuldade com os serviços públicos do município como filas e falta de médicos nos postos de saúde. Esses problemas são reflexo do desmonte do serviço público que tem ocorrido em Cariacica.
O Sintufes foi representado no ato por seu coordenador geral Wellington Pereira. Na atividade, o coordenador acentuou a parceria dos trabalhadores na Ufes com os camaradas do serviço público municipal.
Ele também dialogou com a população de Cariacica: “trabalhadora, trabalhador de Cariacica, é por você que não tem dinheiro para pagar um plano de saúde e depende do serviço de saúde pública, é por você que não tem dinheiro para pagar escola para o seu filho e depende da educação pública, é por você que é usuário dos serviços públicos, que os servidores públicos de Cariacica estão aqui na praça. O servidor público tem que ser valorizado porque ele é quem cuida de nós, ele é quem cuida dos nossos filhos, ele é quem cuida dos nossos pais, dos que já estão idosos. E hoje, esses trabalhadores não estão sendo valorizados. Eles estão recebendo muito pouco. Depois de todo o esforço que vocês fazem todos os dias, para que seus filhos estudem e tenham uma profissão, quando eles querem trabalhar em Cariacica, como médicos, enfermeiros, engenheiros, técnicos de enfermagem, guardas municipais, trabalhar na terra em que nasceram, eles recebem um salário incompatível. Não pode continuar assim!”
Prefeitura coage trabalhadoras/es. De acordo com o Sindismuc, a prefeitura tentou coagir os trabalhadores a não participar do ato. Nos locais de trabalho, os servidores públicos do município eram informados de que o ponto seria cortado para quem estivesse na praça. No local de concentração, por diversas vezes trabalhadores de cargos comissionados ligados ao gabinete de inteligência da prefeitura tiraram fotos em uma tentativa de coibir e amedrontar. Mas a luta do povo trabalhador é um direito do qual não podemos abrir mão.
O Sintufes parabeniza os servidores de Cariacica pela disposição de lutar e se coloca junto nas trincheiras em defesa do serviço público federal, estadual e municipal.
Venceremos!