Sindicato participa de três atos públicos a favor da democracia e pelo #ForaBolsonaro, realizados em Vitória no dia 11 de agosto
O dia 11 de agosto #11A está marcado na história recente do País! A depender da classe trabalhadora, dos movimentos sociais e sindicais e de outras organizações de luta, a democracia vai seguir firme e forte no Brasil mesmo diante de arroubos autoritários e fascistas do governo Bolsonaro.
Com atos realizados em todo o País, o #11A foi um momento de defesa da democracia, das eleições com urnas eletrônicas e pelo #ForaBolsonaro.
O Sintufes marcou presença nos três momentos do #11A, realizados em Vitória.
Além de trabalhadores da base do sindicato, os coordenadores Luar Santana de Paula, Marizete Pereira Leite, Suely Tania Dias, Daniel Campos Pompermayer, Luiz Antônio de Araújo Silva e Milton Rangel estiveram presentes nos atos.
Turno da manhã. Na Praça Costa Pereira, em Vitória, na manhã desta quinta-feira, 11, o Sintufes somou forças ao ato organizado por entidades sindicais e movimentos sociais do Espírito Santo. Houve panfletagem, discursos de políticos do campo da esquerda, além de representantes de sindicatos e centrais sindicais capixabas.
O coordenador de Cultura, Esportes e Imprensa do Sintufes, Daniel Campos Pompermayer, fez um fala no ato. Ele pontuou que o Sintufes está à disposição da luta e destacou a importância da classe trabalhadora na luta contra Bolsonaro.
“Bolsonaro já se deu conta que o sistema político o abandonou. Ele tem apelado a sua base mais conservadora, reacionária, racista, lgbtfóbica e tem ameaçado o golpe para substituir o sistema político que o rejeitou, por uma ditadura na qual ele possa se manter no poder. A história mostrou que a esse tipo de iniciativa a gente resiste com organização da classe trabalhadora na rua, na luta. E a gente convoca a todos a não se iludirem com as instituições como o Supremo, que trabalhou ativamente no golpe de 2016. A não se iludirem a instituições como o TSE, que homologou a eleição de 18 com fake news e mentira. Quem vai resistir ao golpe de Bolsonaro é a classe trabalhadora organizada na rua e na luta”, salientou.
Ufes à tarde. À tarde, foi realizada a leitura pública da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito! ”. Desta vez no campus de Goiabeiras em frente ao Teatro Universitário com a última Super Lua de 2022 como testemunha.
Puxado por Adufes, Convergência Democrática, DCE-Ufes, Sindijornalistas-ES, Sintufes e Transparência Capixaba, a atividade reuniu diversas organizações do campo e da cidade: trabalhadores rurais, da Ufes, de outros órgãos públicos, da iniciativa privada, estudantes e sociedade civil, todos em luta a favor da democracia e pelo Fora Bolsonaro.
Os representantes do Sintufes, da Adufes, da Ufes, da Associação de Juízes para a Democracia e da Transparência Capixaba fizeram falas no encontro antes da leitura pública da carta. A intervenção do coordenador de Cultura, Esportes e Imprensa do Sintufes, Daniel Campos Pompermayer teve o mesmo tom da que ele fez no ato na Costa Pereira. Confira abaixo o vídeo com o discurso do coordenador do sindicato.
Ato na íntegra: Clique aqui e assista ao ato na Ufes, no vídeo de A Gazeta, disponibilizado em uma rede social do jornal.
No samba da democracia, à noite. A quadra da Escola de Samba Novo Império, em Santo Antônio, foi o local do último ato em favor da democracia e pelo #ForaBolsonaro, já durante a noite da quinta-feira, 11. O Samba da Democracia teve bastante batuque e mais uma leitura da carta para fechar a luta da classe trabalhadora!