Notícias

Sintufes faz nova reunião com gestão da Ufes e Superintendência nesta sexta, 3, às 10h

Em meio à pandemia de Covid-19 (coronavírus), o Sintufes segue em luta em defesa da categoria. No dia 30 de abril, o sindicato se reuniu com o novo reitor da Ufes. Em pauta: registro de ponto e grupos de risco, questões respaldadas pela Resolução 04/2020 e pela Portaria Progep 1100/2020, além de assuntos previstos nas instruções normativas (IN) 21 e 28, do Ministério da Economia, que tratam, respectivamente, de medidas de proteção e de suspensão de benefícios.

Porém, antes mesmo de haver tempo para as definições da reunião do dia 30, a Progep lançou dois ofícios circulares que já acionam os efeitos das INs 21 e 28. Nesta sexta-feira, 3, o sindicato vai tratar do ofício 1: que põe em prática a IN 28 (que suspende benefícios como insalubridade, auxílio-transporte etc). O sindicato vai cobrar explicações e a nulidade do ofício. A IN é uma instrução normativa e não PRECISA SER ADOTADA PELA Ufes. (A pauta da reunião está na segunda imagem deste post).

Em relação ao Hucam, o Sintufes vai tratar da liberação de ponto, mas já adianta: O REGISTRO DE PONTO ESTÁ SUSPENSO EM TODA UFES E NO HOSPITAL TAMBÉM.

O Sintufes vai cobrar que sejam mantidas a jornada flexibilizada de quem for remanejado. E que não haja complementação de horas! Afinal, atuar no Hospital já é bastante complexo e estressante. A complexidade e o estresse aumentam e muito em momentos como o da atual pandemia.

Pauta da reunião desta sexta, 3

O sindicato vai cobrar a inclusão das pessoas com 60 anos ou mais nas situações previstas na Resolução 4/2020 para os grupos de risco do hospital. É que para o Hucam só estão sendo considerados grupos de risco:

-Imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves;
-Servidoras e empregadas públicas gestantes ou lactantes.

Para estes dois grupos, o Sintufes vai cobrar mais rapidez no processo de apresentação da autodeclaração.

A reunião com a Progep e a Superintendência do Hospital é nesta sexta-feira, 3, às 10 horas. A partir desta sexta, acesse a página do Sintufes e confira o manifesto que o sindicato vai levar à próxima reunião do Conselho Universitário, que vai tratar de encaminhamentos da Resolução 4/2020, que vigora até o dia 6. O documento já foi encaminhado a Comissão de Legislação do Conselho, inclusive.