Categorias: NotíciasSintufes

Sintufes faz assembleias para definir funcionamento dos RU’s e bibliotecas durante a greve

O diretor do sindicato Wellington foi à assembleia dos estudantes
informar sobre a proposta de reabertura das unidades
A greve dos trabalhadores da Ufes continua, mas os próximos dias serão para a categoria tomar decisões importantes. O Sintufes realizará três assembleias nesta segunda e terca-feira para os técnico-administrativos definirem como será o funcionamento dos restaurantes universitários (RUs) e das bibliotecas dos campi.

Confira datas das assembleias e compareça:
-segunda-feira, 05 de setembro, às 10h, no campus de Alegre;
-segunda-feira, 05 de setembro, às 10h, no campus de Maruípe;
-terça-feira, 06 de setembro, às 10h, no campus de Goiabeiras;

De acordo com o diretor do Sintufes José Magesk, a reabertura das bibliotecas e dos RUs não é uma concessão dos técnico-administrativos. Mas sim é para se respeitar a decisão da Justiça, determinando o funcionamento de pelo menos 50% de cada unidade dos campi. A decisão saiu no início de agosto, mas o Sintufes foi intimado recentemente.

O funcionamento do RUs e das bibliotecas também vem sendo discutido entre os trabalhadores, os estudantes e à Reitoria nas últimas semanas. Agora, a categoria é quem vai decidir como e quando vai funcionar esses locais.

Será um momento (cada assembleia) muito importante para definição do funcionamento das bibliotecas e dos restaurantes universitários de Goiabeiras, Maruípe e Alegre. Nós já fomos autorizados pelas unidades para fazer a negociação com eles, revelou Magesk.

Porém, vale destacar que a greve continua, pois nos dias em que não for abrir os RUs e as bibliotecas, os trabalhadores seguirão com as mobilizações do movimento paredista.

Além disso, o sindicato escolheu três representantes do Comando Local de Greve para serem delegados no Comando Nacional de Greve (CNG) da Fasubra.

Os escolhidos para ir ao CNG em Brasília, em data ainda a ser definida, são: Joanicy Leandra Pereira, José Magesk e Wellington Pereira (suplente). Há a possibilidade da diretora Janine Vieira se tornar delegada também.

Assembleia dos estudantes
Na manhã desta sexta-feira, 02, os estudantes realizaram uma assembleia geral no campus de Goiabeiras.

Na ocasião, o diretor Wellington Pereira informou que os trabalhadores entraram em greve para lutar por sua pauta de reivindicações, que tem, dentre outros pontos, a defesa do atendimento exclusivo pelo SUS por parte dos hospitais universitários.

Nós não entramos na greve contra a comunidade acadêmica. Estamos em greve contra a privatização do Hucam (Hospital das Clínicas). E lá os casos mais sérios estão sendo atendidos, frisou.

Pereira também revelou o diálogo que vem sendo feito com o corpo discente. Nós estamos dialogando com os estudantes para fazer uma escala de funcionamento do RU e da biblioteca, destacou. 

Confira nesta matéria a íntegra das reivindicações dos trabalhadores.

RU gratuito
No final da tarde da sexta-feira, o Sintufes esteve reunido com uma comissão dos estudantes. Nesse encontro, mais uma vez, houve consenso entre o sindicato e os estudantes de que o RU deveria abrir sem cobrar pelas refeições.

Mas essa proposta foi considerada inviável pela Reitoria, neste documento encaminhado ao Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Independentemente disso, o sindicato vem construindo uma forma para abrir os RUs e as bibliotecas, sempre lembrando que a greve vai continuar.