Categorias: NotíciasSintufes

Sintufes cobra soluções para questões de RH em reunião com Progep

Pró-reitor mostra e-mail do MEC, confirmando que não haverá concurso público em 2017

O Sintufes se reuniu com o pró-reitor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufes (Progep), Cleison Faé, na quarta-feira, 27, no prédio da Reitoria, no campus de Goiabeiras, em Vitória. As coordenadoras do Sintufes Alvaléria Cuel e Joanicy Pereira e o coordenador-geral do sindicato, Wellington Pereira, representaram a entidade na reunião.

O Sintufes foi cobrar soluções por parte da Progep para a pauta de reivindicações relacionadas aos recursos humanos (RH) da Universidade. Mas a reunião foi momento também de se confirmar o que o sindicato vem denunciando há meses.

É que o pró-reitor apresentou um e-mail do Ministério da Educação (Mec), confirmando que o ajuste fiscal do governo já vai prejudicar os serviços públicos e a população em geral. O e-mail informa que (ficam restritas as admissões) àquelas decorrentes de concursos públicos cujos editais tenham sido publicados até 31 de agosto de 2016, limitadas à quantidade de vacâncias que venham a ocorrer em 2017, e até o respectivo número de vagas previstas ou com prazo improrrogável vincendo em 2017.

Esse texto estará em um dos artigos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017.

Já em relação aos pontos discutidos, o coordenador-geral do Sintufes avaliou de forma positiva a reunião.

Conseguimos atingir os objetivos que era o contato com o atual pró-reitor da Progep, e ele se mostrou acessível a atender as nossas reivindicações, que são temas da ordem do dia, como a questão do pagamento de horas e da flexibilização da jornada do Hucam. Saímos com a perspectiva para tentar minimizar diversos problemas de RH, até porque muitos deles são fruto do descaso da administração da Ufes com nossa categoria, frisou Pereira.

Confira os encaminhamentos de pontos discutidos na reunião abaixo.

Eleição da CIS: haverá uma reunião com os indicados para a Comissão Eleitoral na quarta-feira, 03 de agosto. O pró-reitor vai dar posse à Comissão, que vai definir questões como presidência, secretaria, datas, edital etc.

Liberação de coordenadores: ficou definido que o Sintufes encaminhará a solicitação de liberação, e o liberado deverá apresentar sempre o certificado ou relatório de participação, ou declaração de participação, emitido pelo sindicato. Oficio circular do SRH 014/2004.

Pagamento de horas do recesso de final de ano: a prerrogativa do recesso de final de ano é do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) e é facultado ao trabalhador o pagamento em período pré-determinado por ele próprio. A Ufes prorrogou este prazo devido à deliberação de recesso de verão em caráter de economicidade, por mais 40 dias, e no momento o sistema de controle biométrico encontra-se aberto para que as chefias computem os acertos de horas dos trabalhadores. Ceunes: O pró-reitor e o diretor (do Centro) já estão viabilizando os acertos dos três casos.

Comissão de Saúde: O pró-reitor está fazendo um levantamento das situações de comissões em outras universidades. Solicitou que o Sintufes encaminhe dados que possibilite o processo eleitoral.

Processo de flexibilização da jornada do HUCAM: Solicitamos que a Progep intervenha junto a comissão designada para que a esta não venha coagir ou impossibilitar que os trabalhadores plantonistas possam estar inseridos nos processos de flexibilização, cabendo ao Conselho universitário esta avaliação.