Categorias: Notícias

Sintufes aprova mobilização em torno da campanha salarial nos dias 7 e 8 de novembro

A assembleia do Sintufes aprovou fazer mobilização nos dias 7 e 8 de novembro atendendo à convocação do Fonasefe para fortalecer a luta em torno da Campanha Salarial 2024. A assembleia foi realizada na manhã desta terça-feira, 31 de outubro, na sede do Sintufes, em Goiabeiras, Vitória.

A categoria também aprovou uma carta de reivindicações dos técnico-administrativos em Educação para ser encaminhada às chapas candidatas à Reitoria, na pesquisa eleitoral para reitor e vice-reitor. A carta foi construída a partir de propostas levantadas pelos trabalhadores em reuniões setoriais realizadas pelo Sintufes. O sindicato vai finalizar o documento para encaminhar às chapas e depois vai disponibilizar o texto em seu site e suas redes.

A assembleia aprovou, ainda, a criação de dois grupos de trabalho (GTs): um do Hospital Universitário e um LGBTQIA+. E deliberou em torno da recomposição da Comissão Organizadora do X Congresso dos Trabalhadores na Ufes, o Contufes.

Outra decisão da categoria foi a de redigir uma nota em solidariedade a um trabalhador técnico-administrativo, após uma situação que aconteceu com ele na sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória. Em breve, o sindicato vai emitir e divulgar um documento dando mais detalhes sobre o caso.

Conjuntura e mobilização
A assembleia avaliou como extremamente necessária a mobilização em torno da campanha salarial diante de situações adversas da conjuntura, como o arcabouço fiscal do governo e do Congresso Nacional. A perspectiva de reajuste só será favorável se houver luta intensa de todo o funcionalismo público.

Isso vale tanto para questão de conquistar uma política salarial de reajuste permanente, bem como de outros avanços pontuais, como a questão da carreira. A Fasubra vem discutindo em uma mesa específica o aprimoramento da carreira. A Federação tem uma proposta já divulgada em seu Instagram, inclusive. Mas é importante a categoria fortalecer o embate e participar das convocações.

Mobilização e pesquisa para reitor
A mobilização será realizada em tendas nos campi de Goiabeiras e Maruípe com a possibilidade de construir as atividades em parceria com a Adufes e o Sinasefe, nos dias 7 e 8 de novembro.

Está sendo pensada a realização de uma aula pública sobre os impactos que o arcabouço fiscal pode trazer aos trabalhadores, além da participação na plenária híbrida do Fonasefe prevista para o dia 7.

Há a previsão de fazer panfletagem nos campi junto à comunidade universitária durante a votação na pesquisa para reitor, no dia 8 de novembro.

Além disso, está em aberto o envio de uma delegação para fortalecer a luta em Brasília, a depender da análise conjuntural.

GTs HU e LGBTQIA+
De acordo com o Estatuto do Sintufes, a criação de GTs deve ser feita via assembleia. Dessa forma, a assembleia aprovou a criação do GT HU e do GT LGBTQIA+.

A coordenadora Maria Aparecida (Cida) Alves vai integrar o GT HU. A coordenadora Luar Santana de Paula vai integrar o GT LGBTQIA+. Outros trabalhadores serão convidados para participar dos GTs.

Vale destacar que os GTs seguem calendário nacional e ambos têm agendas previstas pela Federação para articularem suas demandas.

Comissão Organizadora do Contufes
A mesa da assembleia informou que a realização do X Contufes foi adiada para maio de 2024. O Congresso seria realizado em novembro, mas não haveria tempo hábil para promover todas as previsões estatutárias, por isso houve a decisão pelo adiamento do evento, conforme divulgado em edital publicado em A Gazeta e disponível no site do Sintufes.

Mas vale destacar que Comissão Organizadora já havia sido formada, eleita em uma assembleia do Sintufes, realizada em setembro. Um membro do grupo pediu para sair da Comissão.

Com isso, a assembleia aprovou como novo membro titular, a aposentada Liliane Resende; e como suplentes Marly Balduíno e Rafael.

Vale salientar que a decisão do adiantamento do Contufes foi tomada em conjunto pela Comissão Organizadora e pela diretoria colegiada do Sintufes.