• Home
  • Notícias
  • Sessão aberta do Conselho Universitário debate cortes no Orçamento das universidades

Sessão aberta do Conselho Universitário debate cortes no Orçamento das universidades

Sessão aberta do Conselho Universitário debate cortes no Orçamento das universidades

Sintufes, Adufes e DCE participam da reunião que poderá ser acompanhada por toda comunidade universitária

Você se lembra da primeira vez que ouviu falar em cortes no orçamento da educação pública? A década passada foi repleta de tesouradas para o setor. Em 2017, faltava dinheiro até para pagar luz. Foi o primeiro ano em que vigorou a Emenda Constitucional 95/2016 (a PEC do Fim do Mundo), permitindo congelamento de recursos por até 20 anos. Ou seja, se já faltava dinheiro em 2017, pois o MEC também contingenciou naquele ano, a situação ficou pior com o congelamento dos repasses federais para 2018, 2019, 2020.

Vem 2020 com a pandemia. A rotina da Universidade muda, e o governo quer que o serviço público pague a conta da crise da covid-19. Propostas de redução da jornada e do salário foram ameaças constantes feitas pelo Governo Bolsonaro. Em 2021, no mês de janeiro, as universidades receberam apenas 2,22%, já que as deliberações em torno do Orçamento de 2021 atrasaram (a Lei Orçamentária só foi sancionada no final de dezembro de 2020). O percentual representa 1/18 do universo de 40% dos recursos totais para as universidades. Essa fração deveria ser no mínimo de 1/12.

Para piorar, a Lei Orçamentária de 2021 já embute um corte de quase 20% para despesas de custeio das Universidades. Caso o Brasil estivesse vacinando e pudéssemos falar em retorno presencial, possivelmente a Ufes teria dificuldades para pagar suas contas. Mesmo com atividades suspensas, a Ufes ainda assim terá dificuldades. Sem falar nos ataques aos nossos direitos, como os que virão caso a PEC Emergencial (186/2019) e a PEC 32/2020 (reforma administrativa) sejam aprovadas. Precisamos seguir lutando contra isso!

Para que a Ufes e demais universidades possam funcionar seja neste cenário terrível da pandemia ou depois dele, precisamos nos unir contra os cortes nos orçamentos das universidades.

Vamos acompanhar a sessão conjunta dos Conselhos Superiores da Ufes que terá a presença do Sintufes, Adufes e DCE. Na terça-feira, 22, às 14, no YouTube da Ufes

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo