De acordo com os trabalhadores, a Geap precisa de investimento e não de intervenção política
A FASUBRA participou na manhã de quinta-feira, 30 de junho, da manifestação contra o desmonte da operadora de saúde dos servidores públicos, Geap Autogestão, junto ao Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF). O ato aconteceu em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão localizado no bloco K, na Esplanada dos Ministérios.
Será protocolado um documento pelo Sindsep-DF que reivindica a revogação do aumento de 37,55% para 20% (baseado na inflação do período), e o cumprimento do estatuto da instituição que prevê a constituição da diretoria por servidores. De acordo com os trabalhadores, a Geap precisa de investimento e não de intervenção política.
Entenda o caso
O plano de saúde sofreu um aumento de 37,55% em novembro de 2015, resultando na evasão de 23 mil associados e 172 mil liminares na justiça para barrar o aumento. Em 25 de maio deste ano, o Conselho de Administração (Conad) da operadora de saúde reduziu a mensalidade dos associados para 20%, para evitar o fim do plano.
Foi realizado um estudo atuarial permitindo que a redução cobrisse a inflação do período, solicitado pelo conselheiro Rodrigo Andrade do Ministério da Saúde.
Revogação da redução de 37,55% para 20%
No dia 17 de junho uma liminar da justiça revogou a redução de 37,55% para 20% do aumento de contribuição. Por ordem do governo interino de Michel Temer a diretoria da Geap constituída por servidores públicos foi destituída e o estatuto da associação foi alterado ilegalmente.
Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical
Fonte: FASUBRA.