Categorias: FasubraNotícias

Reunião Nacional de Mulheres Trabalhadoras da Fasubra define encaminhamentos

Sintufes participa do encontro, realizado em Brasília, nos dias 10 e 11 de outubro

A Reunião Nacional de Mulheres Trabalhadoras da Fasubra definiu como meta das técnico-administrativas em Educação aprovar ações para melhor executar o Plano de Lutas do XXI Congresso Nacional da Fasubra (Confasubra).

O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), nos dias 10 e 11 de outubro de 2013, na capital federal, e contou com participação do Sintufes, representado pela coordenadora de Assuntos de Aposentadoria, Dinamara Santos.

Informamos sobre o 2º Seminário de Mulheres, que realizamos aqui no Sintufes, em 2013, falamos também das nossas ações de apoio na campanha do Outubro Rosa, bem como do fortalecimento do Coletivo de Mulheres do Sintufes, criado 2º Seminário, destacou a coordenadora.

Ainda segundo Dinamara, a luta contra a opressão e o combate ao machismo nas universidades e dentro dos sindicatos também foram pontos discutidos pela Reunião Nacional.Encaminhamentos*As 59 participantes da Reunião Nacional de Mulheres Trabalhadoras da FASUBRA Sindical passaram todo o sábado (11) apresentando as propostas oriundas dos Grupos de Trabalho realizados na sexta-feira (10), nos quais analisaram as resoluções do XXI CONFASUBRA e os encaminhamentos do III Seminário Nacional da Mulher Trabalhadora. A meta das técnico-administrativas em Educação foi aprovar ações para melhor executar o Plano de Lutas.

GT analisa resoluções do Confasubra. Foto: Fasubra.

Assim, surgiram argumentos favoráveis à melhoria das condições de trabalho, à garantia de tratamentos nos serviços públicos de saúde, ao combate ao assédio moral nos locais de trabalho, à oferta de serviço de creches para as servidoras das IFES, ao oferecimento de cursos de formação nas organizações sindicais, à valorização das trabalhadoras, e ao avanço das políticas públicas direcionadas às mulheres, em especial às técnico-administrativas das IFE.

Um tema recorrente, e que sensibilizou as participantes, foi a discussão sobre assédio moral, cujas doenças geradas não são computadas em um único número no Código Internacional de Doenças (CID), pois envolve várias enfermidades de caráter psicológico e orgânico, o que impede a identificação do nexo causal necessário às ações judiciais movidas por trabalhadoras contra assediadores. Outro dado interessante, é que não existe legislação específica sobre o assunto, mesmo havendo oito Projetos de Lei que tratam do assunto tramitando no Congresso Nacional.

As propostas surgidas na Reunião, que estão em fase de sistematização, serão encaminhadas para a Direção Nacional da FASUBRA Sindical, que as levará para discussão nos fóruns de deliberação da categoria, que são as Plenárias e o XXII Congresso Nacional da FASUBRA Sindical. De acordo com o calendário da Federação, a próxima Plenária Nacional Estatutária ocorrerá no período de 05 a 07 de dezembro. Já o Estatuto da FASUBRA Sindical, estabelece que o CONFASUBRA ocorra a cada dois anos, estando o próximo já agendado para abril de 2015.

Sendo o CONFASUBRA a instância máxima de deliberação dos técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior, cabe ao evento discutir e deliberar sobre todo e qualquer assunto constante da pauta aprovada no início de seus trabalhos, onde poderão constar as propostas surgidas agora na Reunião Nacional de Mulheres Trabalhadoras da FASUBRA Sindical.

Homenagens – Ao final do evento, as mulheres da FASUBRA Sindical foram sorteadas com bolsas lilás doadas ao evento por um sindicato de base, além de realizada uma homenagem de uma TAE a todas as mulheres que compareceram ao evento. Ela encantou a todas ao entoar canções características de diversos estados do país.

*Com informações da Fasubra.