Confira o texto assinado pelo Comando Local de Greve do Sintufes
Nós, do Comando de Greve do Sintufes, viemos manifestar veemente repúdio à nota leviana da administração da Ufes sobre atividades da greve dos trabalhadores técnico-administrativos em Educação.
No dia 20 de maio, a Universidade Federal do ES publicou em sua página uma nota à comunidade universitária sobre bloqueio a unidades da Ufes. O texto, além de NÃO SER ASSINADO, o que já evidencia a covardia desta gestão, É LEVIANO! E repleto de preconceito ao marginalizar trabalhadores da própria instituição em tempos de 60 anos e de TODOS SOMOS UFES!
Já em seu início a nota afirma um grupo de servidores ligados ao SINTUFES bloqueou o acesso…. É preciso esclarecer que o sindicato NÃO É A SUA DIREÇÃO, NÃO É O COMANDO DE GREVE. O SINDICATO É DE TODA A CATEGORIA DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS. E suas atividades de greve atendem a decisões de assembleia e do Comando de Greve, instituído pela assembleia de deflagração do movimento paredista.
E vale lembrar que TODAS AS CONQUISTAS ALCANÇADAS COM A LUTA DO SINTUFES BENEFICIAM A TODOS. E não apenas ao grupo de servidores ligados ao SINTUFES. Sem falar que esse grupo é BEM REPRESENTATIVO e REPRESENTA O INTERESSE DE TODA A CATEGORIA, ainda que os de visão míope que furam a greve não reconheçam.
Categoria essa que DEVERIA SE ENQUADRAR DE FATO E DE DIREITO NAQUELE GRUPO DOS 60 ANOS UFES TODOS SOMOS UFES! Campanha hipócrita!
Somos mesmo todos UFES? Marginalizar um grupo de servidores e marginalizar suas ações não é a forma de considerar este grupo parte do conjunto TODOS SOMOS UFES! Além de ser uma atitude contra o direito à greve, legitimo e constitucional. Assim como colocar a Polícia Federal para intimidar trabalhadores em greve, como aconteceu em março, no Hucam/EBSERH, vai contra ao discurso do TODOS SOMOS UFES!
A nota também se preza pela estupidez. Diz o texto que o acordo coletivo pactuado com o governo está em plena vigência até 2015. ISSO É DE UMA IGNORÂNCIA OCEÂNICA! AFINAL, UM DOS PONTOS REIVINDICADOS PELA GREVE É justamente O CUMPRIMENTO TOTAL DO ACORDO DA GREVE DE 2012.
Considerar que O ACORDO SE RESUME ÀS TRÊS PARCELAS DE 5%, cuja terceira será paga em 2015, é MOSTRAR TOTAL DESCONHECIMENTO EM RELAÇÃO AO ACORDO E À LUTA DA CATEGORIA. Sem falar que os 5% já vão chegar defasado, pois a inflação já vem acima disso.
E MAIS! Antes de a Reitoria classificar a atividade de greve como um prejuízo às atividades em diversos setores administrativos, a REITORIA deveria rever suas PRÓPRIAS ações ANTIDEMOCRÁTICAS E QUE ATENDEM INTERESSE APENAS DO GOVERNO FEDERAL e do seu processo de desmonte do serviço público.
Pois MUITO PIOR que bloquear acesso – por um dia a qualquer prédio; É ENTREGAR O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PARA EBSERH, SEM FAZER O DEBATE COM A COMUNIDADE ACADÊMICA.
MUITO PIOR que intimidar quem fura greve; É NÃO ABRIR OS OLHOS PARA A SITUAÇÃO DOS TERCEIRIZADOS; ALÉM DE PROMOVER A TERCEIRIZAÇÃO DENTRO DA UNIVERSIDADE!
Muito pior que criar um clima de tensão contrário a um ambiente saudável; É NÃO ATENDER A PAUTA DOS ESTUDANTES DE CURSOS NÃO ELITISTAS; É TRATAR TÉCNICOS DE UMA FORMA E PROFESSORES DE OUTRA; É DEIXAR A HISTÓRICA RÁDIO UNIVERSITÁRIA RUIR JUNTO DE UMA FUNDAÇÃO REPLETA DE IRREGULARIDADES, que sempre foram ignoradas por esta administração.
Querer jogar a culpa de não haver um ambiente saudável na luta dos trabalhadores é não RECONHECER QUE A RESPONSABILIDADE DO CAOS NOS CAMPI TEM SEU ÚNICO REÚ: A REITORIA! Mas entendemos que ela não tem coragem de assumir essa culpa, pois ela não assume nem a nota publicada no site da instituição que ela administra.
Comando Local de Greve do Sintufes