Sintufes quer saber o que a categoria pensa diante da proposta dos planos de Contingência e Biossegurança da Universidade. Importante também técnicas/os participarem das discussões feitas em seus centros/setores
Você já ouviu falar sobre os planos de Contingência e de Biossegurança da Ufes? Os planos apresentam propostas a serem implementadas durante o período de isolamento social e considerando um cenário futuro de pós-pandemia. Em linhas gerais, os planos são uma forma que a Universidade adotou para pensar sobre o retorno das atividades presenciais na Universidade.
É importante lembrar que a suspensão das atividades presenciais está em vigor até o dia 30 de junho. E também vale destacar que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) decidiu pela manutenção do calendário acadêmico de 2020.
Por outro lado, é bom salientar que a Universidade pode não retomar as atividades presenciais a partir de 1º de julho. Isso porque o Conselho Universitário vai avaliar o decorrer da pandemia de covid-19 no Espírito Santo. Porém, independentemente de o retorno não estar definido, o Sintufes entende que a questão pode e deve ser debatida entre técnicos, docentes e estudantes.
É que é bem provável que as atividades voltem com diversas restrições. Apesar de os planos apontarem para um cenário “pós pandemia”, as atividades podem retornar num cenário de desaceleração do contágio, de queda do número de casos e óbitos. Ou seja, o retorno pode ser feito com o coronavírus ainda em circulação, sem que haja uma vacina ou uma medicação que promova a cura, sendo essenciais medidas de proteção como o uso de máscaras, distanciamento social, disponibilização de álcool em gel, limpeza constante de sistema de ar condicionado etc.
Os planos de Contingência e de Biossegurança apontam para essas situações. Mas os planos trazem considerações gerais. E como as atividades das/os técnicas/os são diversas e com muitas especificidades, o Sintufes quer levantar mais informações sobre a atuação profissional da categoria.
Por isso, o Sintufes, a partir da sua contribuição, gostaria de saber:
-Qual a sua opinião em relação ao retorno das atividades presenciais na Ufes?
-Qual a realidade do seu setor? O atendimento ao público é constante? Há locais arejados? Há como manter o distanciamento social no seu local de trabalho?
-Há alguma informação/apontamento que gostaria de destacar? Se preferir, pode dar o seu depoimento em texto corrido para o e-mail do sindicato.
Envie suas respostas até o dia 22 de junho para o e-mail: sindicato@sintufes.org.br, colocando como Assunto: Retorno das atividades presenciais. No email, favor colocar as informações sobre seu setor/centro de lotação.
Importante: Além de responder sobre essas questões que o Sintufes está trazendo, a categoria deve também participar das discussões feitas em seus centros e em seus setores. Isso vai ajudar tanto a gestão da Ufes a definir sobre o eventual retorno das atividades presenciais, bem como vai ajudar o Sintufes a colaborar nesse processo.
Planos
Os planos de Contingência e de Biossegurança, elaborados por um Grupo de Trabalho (GT) e pelo Comitê Operativo de Emergência da Ufes (COE-Ufes), respectivamente, foram encaminhados às unidades no dia 26 de maio. O prazo de 30 dias será contado a partir daquela data.
As coordenadoras do sindicato Luar Santana de Paula e Patrícia Paulino Bianchini representaram o Sintufes na formulação do Plano de Contingência. A coordenadora Luar representou o sindicato na elaboração do plano de Biossegurança.
Conheça os planos aqui
Plano Biossegurança
Critérios adotados no Plano de Biossegurança
Plano Contingência
Recomendações Plano de Biossegurança