A Fasubra Sindical teve acesso, na quarta-feira, 19, ao parecer do relator da Comissão de Educação do Sendo Federal (CE), senador Roberto Requião, acerca do Projeto de Lei 79/2011, que trata da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH, e que deve ser colocado em votação na CE, no próximo dia 27.
O parecer traz uma exposição do que é a EBSERH, aponta falhas quanto ao mérito educacional da proposta de autoria do Poder Executivo e questiona aspectos relativos à juridicidade e constitucionalidade, com o texto afirmando que não há como deixar de mencionar a precariedade de sua sustentação legal e constitucional, principalmente quando afeta a área da educação.
O parecer ressalta que evidencia-se no projeto o desrespeito à autonomia universitária, aspecto do projeto que a Fasubra vem combatendo desde a edição da MP 520/10, pelo Governo Federal. Em outro trecho, o documento afirma que o projeto prevê a criação de uma instituição que tende a ser marcada por desmandos administrativos.
O texto do parecer diz ainda que a EBSERH poderá aprofundar a caótica política de pessoal dos HUs e alerta para a possibilidade de que os lucros da empresa sejam aplicados na concessão de privilégios remunerativos para parte dos funcionários ou em luxos dos mais diversos tipos para diretores e conselheiros.
Conclui o relator, na terceira e última parte do texto, que o voto dele é pela rejeição do Projeto de Lei da Câmara nº 79/2011.
Para que os trabalhadores técnico-administrativos acompanhem melhor, o parecer, a FASUBRA Sindical disponibiliza a íntegra do parecer no site da Federação no ícone referente aos Hospitais Universitários (HUs).
CNS publica moção de repúdio contra a EBESERH
Fonte: site da Fasubra.