O Sintufes divulga informações sobre a pesquisa para escolha de reitor/a e de vice-reitor/a da Ufes. A votação será no dia 8 de novembro.
Até lá, as duas chapas inscritas realizam suas campanhas e têm uma série de debates previstos nos quatro campi. O Sintufes destaca que é importante o segmento dos técnico-administrativos participar do processo eleitoral, observando as candidaturas comprometidas com a demanda dos TAE na universidade.
Os trabalhos em torno da pesquisa são promovidos pela Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCPE). A previsão é de que a CCPE divulgue o resultado oficial da pesquisa no dia 6 de dezembro.
O resultado será submetido ao Colégio Eleitoral da Ufes (formado pelos Conselhos Superiores – Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores). O Colégio irá elaborar uma lista tríplice para ser encaminhada ao Ministério da Educação, e o presidente Lula definirá a próxima gestão que ficará à frente da Reitoria no quadriênio 2024-2028.
O Sintufes entende que é importante que o Colégio Eleitoral e a Presidência da República referendarem o resultado da pesquisa, respeitando assim a decisão democrática da comunidade universitária na escolha para reitor.
Vale lembrar que a última pesquisa eleitoral foi ignorada pelo ex-presidente da República, que deixou de nomear a candidata mais votada, comprovando o seu desprezo com o processo democrático.
Participe! O Sintufes orienta a categoria a participar da pesquisa, acompanhando as campanhas das chapas, os debates, bem como observando e questionando quais candidaturas estão comprometidas com as demandas dos técnicos na instituição.
Chapas inscritas
A Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral deferiu as inscrições de duas chapas. A se saber:
CHAPA 10
CHAPA 20
Começa nesta terça-feira, 17, no campus de São Mateus, a série de debates dos candidatos à reitoria da Ufes para o quadriênio 2024-2028.
O primeiro debate será realizado a partir das 14 horas, no auditório do campus de São Mateus. Também haverá transmissão on-line por meio do canal Ufes Oficial no YouTube.
O evento é promovido pela Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCPE), cumprindo o calendário aprovado em sessão conjunta dos três conselhos superiores da Universidade. Participarão do debate a professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Edinete Maria Rosa, candidata a reitora da chapa 20; e o professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, candidato a reitor da chapa 10.
O próximo debate será realizado no dia 25 de outubro, às 14 horas, no campus de Alegre, na quadra poliesportiva. Já os campi de Maruípe e de Goiabeiras sediarão os debates entre os candidatos nos dias 1 de novembro e 6 de novembro, respectivamente. Confira aqui o calendário completo.
Eleitores(as) por seção
A Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral – CCPE designada por meio da Portaria nº 650, de 24 de agosto de 2023, do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, divulga a LISTA DE ELEITORES aptos a participarem da pesquisa informativa e não vinculante junto à comunidade universitária, na modalidade paritária, visando a escolha de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da Ufes para o quadriênio 2024-2028.
Caso não localize sua matrícula na listagem de eleitores ou identifique alguma inconsistência nos dados, preencha o formulário disponível AQUI(link is external), até às 12 horas do dia 9 de outubro, que a Comissão Coordenadora avaliará a solicitação.
Destacamos que conforme consta no art. 13 da Resolução Conjunta CUN/CEPE/CCUR/UFES nº 2, de 11 de setembro de 2023 são participantes da Consulta Eleitoral:
Nota: Após tomar conhecimento da manifestação de integrantes da comunidade universitária e constatar inconsistência de alguns dados, a CCPE decidiu divulgar, para fins de verificação, apenas os números de matrícula na lista das pessoas aptas a votar. Estamos trabalhando para corrigir estes problemas e pedimos desculpas por eventuais transtornos à comunidade universitária.
*Com informações da página da Ufes.