Sindicato faz ações em favor da campanha e da prevenção da doença
O Sintufes mais uma vez manifesta seu apoio à campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres e os homens sobre a prevenção do câncer de mama.
“Assim como fizemos nos últimos anos, mais uma vez manifestamos o apoio do nosso sindicato à campanha do Outubro Rosa, que é um alerta, sobretudo para as mulheres, sobre a importância de se prevenir a doença”, pontua a coordenadora do Sintufes, Ana Hoffman.
A também coordenadora do sindicato, Dinamara Santos reforça que é importante a mulher conhecer o seu próprio corpo, pois a detecção no início da doença aumenta as chances de cura.
“A mulher deve se apalpar, deve olhar sempre suas mamas para verificar se existe algo de diferente. Pois esse autoexame ajuda a mulher a encontrar o que pode ser o indício de um tumor. E com isso procurar o médico o quanto antes, pois quanto mais cedo a doença for descoberta maiores são as chances de cura”, ressalta.
As coordenadoras destacam que o Sintufes distribui os laços rosas – que representam a campanha, em assembleias e atividades da entidade durante o mês de outubro.
Você sabia?*O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes Silva (Inca) informa em sua página que o câncer de mama “é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano”.
Ainda segundo o Inca, “o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença”.
O Instituto frisa ainda que o câncer de mama é “relativamente raro antes dos 35 anos”. Mas que, “acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos”.
Veja na página do Inca mais informações e links sobre os fatores de risco, detecção precoce, prevenção e sintomas.
*Com informações da página do Inca.