Campanha promove o combate ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens
Após o Outubro Rosa, o mês e a cor mudaram. Agora, o Sintufes apoia a campanha “Novembro Azul”, que propõe o combate ao câncer de próstata. Para o sindicato, além da prevenção, a luta pelo SUS 100% gratuito e pela continuidade do acesso a consultas preventivas (atendimentos, cirurgias e outros procedimentos) em hospitais públicos continua.
Prevenir é a melhor saída para evitar o câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), até o final de 2018 ocorrerão 68.220 novos casos. É a segunda doença mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Considerando ambos os sexos, o tipo de câncer é quarto mais comum e o segundo com maior incidência entre o sexo masculino.
A doença ainda é conhecida como a da “terceira idade”, pois, cerca de três quartos de novos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Vale destacar que, com o aumento da expectativa de vida, é cada vez mais importante fazer a avaliação preventiva, que pode ser através do Toque Retal ou exame de sangue – sugerido por médicos, a partir dos 40 anos.
Poder contar com o SUS gratuito para realizar consultas e exames regulares é muito importante. O Sintufes expressa apoio ao Novembro Azul, mas reforça a sua luta por uma saúde pública e de qualidade e contra a medidas, como a Emenda Constitucional 95/2016, que prevê o congelamento pro até 20 anos para a área.