O Sintufes presta solidariedade a Felipe Imidio Santos, trabalhador Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
No dia 1º de julho, o reitor interventor da UFVJM, Janir Alves Soares, expulsou Felipe de um evento em que estavam presentes todas as representações do Conselho Universitário. Felipe é representante dos TAE no conselho da UFVJM. Enquanto representante da categoria dos técnicos no Conselho Universitário da UFVJM, Felipe possui legitimidade para ocupar todos os espaços administrativos da universidade, legitimidade que o reitor não tem. Afinal, o reitor é biônico, um INTERVENTOR!
Janir Alves Soares não foi eleito pela comunidade universitária para ocupar a reitoria da UFVJM, mas foi imposto à universidade pelo presidente da República. A UFVJM está sob intervenção do desgoverno de Bolsonaro desde agosto de 2019.
Em seu Instagram, Felipe fez uma postagem lamentando ter sido humilhado e desrespeitado em seu próprio local de trabalho. Ele apontou o que pode ter motivado a atitude desrespeitosa do reitor interventor:
“No intuito de mostrar que não me calarão diante de constantes intimidações e tentativas de silenciamento das falas que apresento nos espaços ’ainda democráticos’ existentes na instituição, e dos quais eu faço parte, perante situações absurdas de importunação e expulsões de estudantes negros/sociovulneráveis de residência estudantil; de intimidações e cortes de bolsas permanência de estudantes quilombolas; dentre outras situações, é que venho relatar o que vivenciei na data de hoje, e que me marcou profundamente, pois me mostrou que a conquista de um emprego público como servidor técnico administrativo de nível superior, mesmo em meu local de trabalho, não me blinda das violências e desrespeitos que o meu corpo negro está exposto na sociedade racista brasileira”.
Estendemos a nossa solidariedade ao companheiro Felipe. Condutas antidemocráticas, eivadas de preconceitos dos mais variados, incluindo o preconceito racial, ganham força em meio a governos como o do atual presidente. Mas não vamos nos calar e tampouco nos intimidar! Somos solidários ao trabalhador, que precisa ser respeitado e ouvido enquanto TAE da Universidade Federal.
Você não está sozinho, Felipe!
Diretoria colegiada do Sintufes
Gestão Juntos Para Lutar (2022-2025)