Nota de repúdio ao jornal A Gazeta (série de reportagens Caixa-preta dos sindicatos)

Confira a íntegra do texto assinado pela diretoria colegiada do Sintufes

A diretoria colegiada do Sintufes repudia, veementemente, a série de reportagens do jornal A Gazeta sobre a caixa-preta dos sindicatos, que começou a ser veiculada, justamente, no 1º de maio, Dia da Trabalhadora e do Trabalhador. Até o dia 05 de maio, saíram matérias em todas as edições do jornal sempre tratando o tema como uma situação negativa.

A diagramação e arte diferenciadas aplicam um viés negativo na compreensão subjetiva do leitor, dando a ele a ideia de que o jornal está falando de algo ruim, que está combatendo a corrupção ou algum mal. Para a diretoria colegiada do Sintufes, os títulos e os textos usados por A Gazeta, em sua maioria, desqualificam os movimentos sindicais, bem como a atuação, a trajetória e a história do sindicalismo no Brasil. Além disso, as matérias parecem colocar todos os sindicatos num mesmo “barco”, como se todos fossem “farinha do mesmo saco”.

Entendemos que, se existem entidades sindicais de fachada, criadas apenas para receber o imposto sindical, elas devem ser devidamente fiscalizadas e seus representantes responderem civil e criminalmente por promoverem tal atividade ilegal.

Vale ressaltar, inclusive, que o Sintufes (e a Fasubra também) já se manifestou contra o imposto sindical e já fez a luta para que ele não fosse cobrado da base da categoria dos TAE’s. O sindicato defende a cobrança sindical facultativa ao trabalhador, que pode ou não se filiar a sua entidade de representação sindical, contribuindo com ela para que seja feita as lutas e a defesa dos direitos da sua categoria. O Sintufes ratifica sua manifestação contra a existência do imposto sindical, pois entendemos que nenhum trabalhador deva ser obrigado a contribuir com um dia de seu salário uma vez por ano.

Contudo, em sua série de reportagens, o jornal ignora a importância das entidades sindicais, de sua luta contra governos opressores, de sua resistência frente ao capital, de seu papel histórico em favor da sociedade e da classe trabalhadora.

Em solidariedade ao sindicalismo, às trabalhadoras e aos trabalhadores que atuam para fortalecer essas entidades, em luta contra as mais diversas formas de opressão, REPUDIAMOS O JORNAL A GAZETA E SUA FORMA PARCIAL E OBSCURA DE TRATAR UM ASSUNTO DESSA IMPORTÂNCIA, DESQUALIFICANDO O MOVIMENTO SINDICAL EM NOSSO ESTADO.

Diretoria Colegiada do Sintufes