• Home
  • Notícias
  • Na primeira reunião com a Reitoria, Gestão Juntos para Lutar reafirma protagonismo do Sintufes na defesa da categoria

Na primeira reunião com a Reitoria, Gestão Juntos para Lutar reafirma protagonismo do Sintufes na defesa da categoria

Na primeira reunião com a Reitoria, Gestão Juntos para Lutar reafirma protagonismo do Sintufes na defesa da categoria

A gestão Juntos para Lutar, que está à frente da Diretoria Colegiada do Sintufes (no triênio 2022-2025), realizou sua primeira reunião com o reitor da Ufes, Paulo Vargas. O encontro aconteceu na Reitoria, no campus de Goiabeiras, no dia 26 de agosto de 2022.

A nova Diretoria Colegiada do Sintufes demarcou uma importante posição: os coordenadores alertaram a Reitoria de que o sindicato, enquanto representante legal da categoria, deve ser sempre envolvido nos debates e no fluxo de elaboração de propostas e políticas que envolvam os trabalhadores técnico-administrativos em Educação.

O Sintufes possui relação com diversos sindicatos no país, conta com assessoria jurídica e também é capaz de interagir com a base da categoria, o que o habilita a contribuir de maneira qualificada nos debates que envolvem os TAE.

Além do reitor, estiveram presentes na reunião o vice-reitor, Roney Pignaton da Silva; o chefe do gabinete da Reitoria, Áureo Banhos dos Santos; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda; a assessora de Relações Interinstitucionais, Liliana Aparecida Pimenta de Barros; e a assessora de Políticas Internas, Carolina Fiorin Anhoque Comarela.

O encontro foi conduzido pelo coordenador geral do Sintufes, Wellington Pereira. A reunião foi aberta com a apresentação de todos os presentes, momento em que a Reitoria pôde conhecer os novos coordenadores.

Progep se compromete a respeitar a atividade sindical
Após a cobrança da Diretoria Colegiada, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) comprometeu-se com o respeito à atividade sindical dos coordenadores.

Embora tenham sido repassadas orientações por parte da equipe da Pró-Reitoria às chefias no sentido de que as atividades sindicais devem ser compensadas pelos coordenadores do sindicato, a pró-reitora Josiana Binda afirmou que está mantido o compromisso da Reitoria com o sindicato de que as atividades sindicais devem ser consideradas de efetivo exercício, conforme previsto na Lei nº 8112/1990 (alínea C, art. 102).

Saúde do trabalhador
Os coordenadores do Sintufes apontaram para a Reitoria a urgente necessidade de que sejam tomadas medidas para combater o adoecimento dos trabalhadores da Universidade. A Progep confirmou entender a necessidade de serem aprofundadas as medidas voltadas à saúde do trabalhador e pediu ajuda ao Sintufes para que sejam pensadas soluções.

Esporte e lazer
Assim como o sindicato se ocupa da luta, o lazer e o esporte também fazem parte das reivindicações do Sintufes em favor da categoria. O Sintufes aproveitou a reunião para colocar em pauta a necessidade de se discutir o uso dos espaços esportivos da Universidade por parte dos seus trabalhadores, de maneira a permitir que a Ufes se torne também um espaço de diversão para os TAE.

Grito dos Excluídos: #ForaBolsonaro
Ao final da reunião, a Diretoria Colegiada  fez um convite aos representantes da gestão da Ufes: no próximo dia 7 de setembro, a Universidade será o ponto de encontro para o 28º Grito dos Excluídos.

A concentração para o ato está prevista para as 8h da manhã na escadaria do Teatro Universitário. Se o tradicional ato terá a Universidade como protagonista, o Sintufes não poderia deixar de cobrar a presença da Reitoria nesta oportunidade de protestar contra os cortes na educação, contra os ataques aos serviços públicos, contra a miséria, a fome e pelo #ForaBolsonaro!

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo