• Home
  • Notas e Posicionamentos
  • MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA O AUTORITARISMO DA REITORIA DA UFF E CONTRA O DESPEJO DO SINTUFF DE SUA SEDE NO VALONGUINHO

MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA O AUTORITARISMO DA REITORIA DA UFF E CONTRA O DESPEJO DO SINTUFF DE SUA SEDE NO VALONGUINHO

MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA O AUTORITARISMO DA REITORIA DA UFF E CONTRA O DESPEJO DO SINTUFF DE SUA SEDE NO VALONGUINHO

O SINTUFES vem, por meio desta, manifestar veemente REPÚDIO ao autoritarismo ditatorial da REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), que, mais uma vez, confirma suas práticas antidemocráticas e antissindicais AO USAR A POLÍCIA FEDERAL PARA CUMPRIR ORDEM DE DESPEJO DA SEDE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE O SINTUFF, que há mais de três décadas funcionava no campus do Valonguinho, na UFF, em Nitéroi, no Rio de Janeiro.

No sábado, 02 de julho de 2016, policiais federais e oficiais de justiça chegaram às 7 horas, na sede sindical, arrombaram as portas e retiraram os pertences da entidade, que funcionava há 34 anos no local, cujo espaço foi cedido para a categoria em plena ditadura civil-militar.

Segundo o SINTUFF, o reitor da UFF vem mostrando seu autoritarismo desde que iniciou sua gestão. Na última greve das universidades em 2015, durante quatro meses se negou a se reunir com o comando de greve de docentes, técnicos e discentes. Tempo depois, usou a força policial para aprovar a privatização do HUAP, baixou portarias para acabar com as 30h da categoria e fomentou o Ministério Público para instituir o ponto eletrônico para facilitar a perseguição aos que lutam.

A ação de despejo tomada pela Reitoria da UFF afeta não apenas o SINTUFF, mas sim todo o segmento técnico-administrativo em Educação e toda a militância sindical. E não apenas na UFF. Além de reafirmar, como tem ocorrido no País, que a retirada de direitos da classe trabalhadora e da população tem sido uma prática dentro e fora dos muros das universidades.

Repudiamos a atitude do poder público que desperdiça tempo e dinheiro do contribuinte em ações contra entidades de luta e não cumpre sua atribuição de zelar pelo efetivo respeito aos serviços de relevância pública, aos direitos assegurados na Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia. Repudiamos o despejo do SINTUFF de sua sede por entendermos também que se trata de uma afronta à liberdade de organização sindical e ao movimento sindical.

O SINTUFES SE UNE À FASUBRA A FIM DE SOLICITAR que, em CARÁTER DE URGÊNCIA, a REITORIA DA UFF ABRA O DIÁLOGO EM FAVOR DA REITINGRAÇÃO DE POSSE DA SEDE DO SINTUFF.

Diretoria Colegiada do Sintufes

Vitória, 05 de julho de 2016.

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo