Boletim Semanal do Sintufes nº 2
2ª semana de agosto de 2022
O Sindicato dos Trabalhadores na Ufes segue na luta em prol dos trabalhadores da Universidade. Nos últimos dias o sindicato visitou o campus de Alegre da Ufes, esteve presente no IV Encontro LGBTQIA+ da Fasubra Sindical e também fortaleceu a luta pela democracia e contra Bolsonaro.
Se a mobilização e a luta marcaram a atuação do nosso sindicato na última semana, também houve espaço para comemorar a vitória dos trabalhadores da enfermagem: foi aprovada lei que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.
Essas atividades tiveram início nos dias 3 e 4 de agosto, quando a Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores na Ufes esteve no campus de Alegre. Os coordenadores do Sintufes estiveram presente no Seminário de Integração de Novos Servidores para recepcionar os novos trabalhadores da Universidade.
Este foi um momento especial: o sindicato não fugiu à tarefa de dividir com nossos novos colegas a importância do Sintufes e da Fasubra Sindical e de alertá-los para a necessidade de se engajarem na luta coletiva por melhores condições de trabalho e renda não apenas para os trabalhadores da Ufes, mas para a classe trabalhadora como um todo.
Esta foi a primeira visita da nova diretoria do sindicato ao campus do Sul do Estado. Os coordenadores do Sintufes aproveitaram a oportunidade para conversar com os técnico-administrativos em Educação (TAE) lotados nos diversos setores do campus, inclusive com os trabalhadores lotados nos setores de Jerônimo Monteiro.
O dia 04 de agosto de 2022 também foi dia de vitória da classe trabalhadora. Após 30 anos de luta contra uma jornada de trabalho extenuante e baixíssimos salários, os trabalhadores da enfermagem conquistaram a sanção da Lei nº 14.434/2022 que institui o piso salarial nacional da categoria.
Foi indiscutivelmente bravo e corajoso o papel cumprido pelos profissionais da enfermagem no combate à pandemia de Covid-19. A dedicação dos camaradas os colocou certamente em alta estima com toda a classe trabalhadora. Vê-los reconhecidos em seus direitos é motivo de comemoração não apenas para a categoria, mas para todas as trabalhadores e trabalhadores do Brasil.
O Sintufes também esteve presente no IV Encontro Nacional LGBTQIA+ da Fasubra. O evento contou com a participação do Coordenador Geral do Sintufes, Wellington Pereira, bem como dos TAE Viviana de Paula Corrêa, da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Proaeci e Wagner Nunes Nascimento, aposentado do Hucam.
Em tempos em que intolerantes e preconceituosos publicam sem medo seus pensamentos retrógrados e ofensivos, é fundamental que sindicatos classistas como o Sintufes reafirmem veementemente sua posição inflexível pelo respeito aos direitos humanos de todes sem distinção de gênero e orientação sexual.
No encontro foi apontada a urgência de haver pelo menos uma atividade de formação quanto à pauta LGBTQIA+ ainda em 2022. Também houve a orientação de que as entidades da base da Fasubra criem um GT de Diversidade Sexual e de Gênero também em 2022. Por fim, o encontro também recomendou que as entidades se organizem para a criação de uma coordenação local LGBTQIA+.
A luta contra Bolsonaro também fez parte da agenda da semana do sindicato. O Sintufes marcou presença nos atos realizados em todo o país em defesa da democracia, de eleições livres e pelo #ForaBolsonaro.
O Sintufes entende muito claramente que o estado democrático de direito é um estado forjado para o governo de uma minoria de ricos empresários contra o interesse da vasta população pobre. Nas favelas, nos territórios e no seio da classe trabalhadora, o estado democrático de direito não é um estado democrático de fato. Para agravar este fato, como aponta Plínio de Arruda Sampaio Júnior, o impeachment da presidenta Dilma em 2016 deu lugar a um regime no qual a burguesia rompeu todos os nexos morais, fazendo o país avançar em passos largos rumo à barbárie.
Foi a barbárie capitalista que elegeu Bolsonaro. E à medida em que Bolsonaro já não atende aos interesses dos abastados, a mesma barbárie que o elegeu o abandona. Bolsonaro, dando-se conta disso, tem apelado à sua base mais conservadora, reacionária, racista, lgbtfóbica, ameaçando dar um golpe no país para substituir o sistema político que o rejeitou, por uma ditadura na qual ele possa se manter no poder.
A história mostrou que a esse tipo de iniciativa só pode ser resistida com organização da classe trabalhadora na rua e na luta, em frente ampla com todos os setores dispostos a resistir. Movidos deste espírito, o Sintufes atendeu ao chamado para participar do ato convocado pelas centrais sindicais na praça Costa Pereira na manhã do dia 11 de agosto, da leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito que aconteceu na tarde do dia 11 na escadaria do Teatro da Ufes e do Samba pela Democracia que aconteceu na quadra da escola de samba Novo Império.
O nosso boletim nº 2 traz uma novidade: o sindicato repercute a programação dos espaços culturais da Universidade. O boletim indica os filmes em cartaz no Cine Metrópolis, bem como noticia as instalações na Galeria de Arte Espaço Universitário e na Galeria de Arte e Pesquisa.
Leia abaixo a íntegra das matérias produzidas pelo Sintufes e se informe sobre a atuação do nosso sindicato em favor da categoria e da classe trabalhadora em geral.
>>>
Sintufes faz setoriais e participa de Seminário de Integração no campus de Alegre
Clique aqui e veja como foi a visita da diretoria colegiada do sindicato ao campus do sul do estado.
Piso salarial da Enfermagem é aprovado!
Representantes do Sintufes participam do IV Encontro Nacional LGBTQIA+ da Fasubra
Clique aqui e conheça as proposições do encontro e assista às intervenções das mesas.
Sintufes fortalece a luta nacional em favor da democracia e pelo #ForaBolsonaro
Clique aqui e confira a participação do sindicato no dia de luta.
Agenda Cultural
Cine Metrópolis
No Cine Metrópolis estreou ontem a comédia italiana “Paradise – Uma Nova Vida”. O longa dirigido por Davide Del Degan conta a história de uma amizade um tanto quanto insólita. Também estão em cartaz os filmes Crimes do Futuro, Memória, Diários de Otsoga, A Cara que Mereces e Aquele Querido Mês de Agosto.
Clique aqui e veja a programação completa
Teatro Universitário
A programação do Teatro Universitário está suspensa, pois o teatro passa por reformas.
Galeria de Arte Espaço Universitário
A Galeria de Arte Espaço Universitário apresenta a exposição Tudo que Se Move ou Parece que Se Move. No projeto idealizado por Alexandre Marin e Rosana Paste, um coletivo de jovens artistas pensam questões urgentes da vida capixaba.
Clique aqui e fique por dentro da exposição.
Galeria de Arte e Pesquisa
A Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes apresenta a exposição vir a ser residência”, das artistas Leticia Fraga e Vivian Siqueira. A instalação poderá ser visitada entre os dias 03 e 18 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.
Clique aqui e confira os detalhes da instalação.
Se você deseja enviar sugestões de assuntos para os nossos boletins semanais, enviar a sua opinião ou mesmo alertar sobre algum equívoco, entre em contato conosco pelo e-mail sindicato@sintufes.org.br ou pelo telefone (27) 3227-4000.