Atenção! Seguindo o calendário encaminhado na reunião realizada no dia 19 de abril, os próximos encontros do GT Carreira serão, em maio, às quartas-feiras, 4, 11, 18 e 25, sempre às 14 horas, pela plataforma Google Meet. (Favor proceder com a leitura dos documentos linkados ao final desta matéria)
A Instrução Normativa 65/2020, do Ministério da Economia, vem sendo analisada pela direção do Sintufes desde quando foi editada, em julho daquele ano. A normativa versa sobre o teletrabalho entre outras questões. Em 2021, o Sintufes fez reuniões setoriais e discutiu a IN em assembleias.
Agora, com a retomada das atividades presenciais e com a possibilidade de trabalhadoras/es continuarem atuando remotamente, o debate voltou a ganhar força. A reunião online do GT Carreira, realizada na terça-feira, 19 de abril de 2022, fortaleceu a discussão, reunindo trabalhadoras/es de diversos campi. Os encaminhamentos tirados vão ser levados pelo Sintufes ao Conselho Universitário, que deve tratar de regulamentar o teor da IN em uma resolução no âmbito da Ufes.
A reunião contou ainda com a colaboração de integrantes da CIS/Ufes, da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) e da diretoria colegiada do Sintufes, que organiza o GT.
Contribuições. Após um debate enriquecedor sobre as diferenças entre teletrabalho e trabalho remoto; sobre as consequências na atuação profissional e os impactos na saúde mental que as medidas restritivas trouxeram; e sobre as possibilidades de continuar trabalhando remotamente, a direção do Sintufes apresentou os seguintes encaminhamentos:
-Elaborar um calendário para fazer a discussão com a leitura prévia da proposta de resolução (da Ufes) e da IN, em reuniões online previstas para as quartas-feiras de maio: 4, 11, 18 e 25; sempre às 14 horas, pela plataforma Google Meet;
-Recolhimento dos contatos (e-mails e telefones) de todos servidores que participaram pela primeira vez do GT;
-O Sintufes vai encaminhar as contribuições da categoria para o Conselho Universitário, antes deste decidir pela regulamentação da IN com resolução da Universidade.
Os próximos passos serão divulgados pelo Sintufes nos e-mails das/os integrantes do GT, no site e nas redes do sindicato.
Documentos
Pressupostos para abordagem do teletrabalho (documento Fasubra)
IN 65/2020