O Sintufes vem cobrando da Reitoria da Ufes que categoria possa contribuir no que tange à regulamentação do teletrabalho pela Ufes. A Universidade está elaborando um programa de gestão do teletrabalho à luz da Instrução Normativa (IN 65/2020), do Ministério da Economia.
A cobrança tem surtido efeito. A proposta seria colocada em votação no Conselho Universitário sem que fosse feito um amplo debate. O Sintufes encaminhou uma série de reivindicações ao reitor, Paulo Vargas, que preside o colegiado. Em reunião com a Reitoria, no dia 4 de maio, o reitor acatou o pleito da diretoria do sindicato.
Com isso, o Sintufes garantiu uma ampla participação da categoria no processo. Os encaminhamentos da reunião do sindicato com a gestão da Ufes compõem uma agenda de reuniões, do GT Carreira, com a Comissão de Teletrabalho da Ufes, seminário e assembleia geral.
GT Carreira. Além das negociações da direção do Sintufes com a administração central da Ufes, o sindicato vem debatendo a questão no GT Carreira, grupo de trabalho que conta com servidores da base da categoria de diversos centros. O GT vai levantar propostas que serão encaminhadas ao Conselho Universitário. As contribuições devem ser enviadas até o dia 23 de maio.
Reuniões do GT. O GT se reuniu na primeira semana de maio e fará mais duas reuniões nos dias 10 (terça-feira) e 11 (quarta-feira).
Na terça-feira, 10 de maio, às 14 horas, via Google Meet, o GT fará a análise da proposta de resolução (que o Sintufes cobrou que a gestão da Ufes apresentasse antes de colocar em votação no Conselho Universitário. Link da sala virtual.
GT e Comissão de Teletrabalho. Já na quarta-feira, 11 de maio, também às 14 horas, o GT Carreira vai se reunir com a Comissão de Teletrabalho da Ufes. O objetivo é tirar dúvidas acerca da proposta de resolução, que vai normatizar o programa de gestão do teletrabalho na Universidade. Link da sala virtual.
O Sintufes se reuniu, na segunda-feira, 9, com a Comissão de Teletrabalho.
Seminário e assembleia. No dia 17 de maio, será realizado um seminário sobre o teletrabalho. Já no dia 18, o Sintufes faz assembleia geral para a categoria tomar deliberações em torno da questão. A assembleia será convocada em breve.
Reivindicações
O Sintufes, após tomar ciência de que a discussão sobre o programa de gestão (teletrabalho) já se encontrava no âmbito do Conselho Universitário, encaminhou ofício à reitoria, com as seguintes reivindicações:
1- Que o presidente do Conselho Universitário encaminhe para o Sintufes, por diligência, a minuta de proposta de resolução referente ao teletrabalho, pois não houve oportunidade de o sindicato discutir a referente proposta com a sua base;
2- Que a administração central da Ufes não coloque os temas em pauta no Conselho Universitário antes de ser discutido com a base da categoria e tirado encaminhamentos que possam subsidiar na elaboração da resolução (no caso prioritário, a pauta referente ao teletrabalho);
3- Que a administração central da Ufes elabore um relatório sobre a aplicabilidade da IN 65/20 na Ufes;
4- Que a administração central da Ufes elabore um calendário de reuniões para estudo e discussão do tema, com participação das entidades representativas de classe – Sintufes e Adufes, Comissão Interna de Supervisão da Carreira – CIS, Progep (e quem mais julgar pertinente);
5- Que a administração central da Ufes promova o debate sobre os temas, através de ações de formação: seminário, curso de capacitação, reuniões setoriais e outros, juntamente com o Sintufes;
A Reitoria acatou, e o processo foi encaminhado ao Sintufes. Além disso, foi tirado uma agenda de encaminhamentos descritos abaixo.
Calendário
-9 de maio. Agendada reunião no dia 09 de maio da direção do Sintufes com a comissão teletrabalho;
-10 de maio. Reunião do GT Carreira para análise da proposta de resolução;
11 de maio. Reunião do GT Carreira com a Comissão de Teletrabalho para tirar dúvidas acerca da proposta de resolução;
-17 de maio. Seminário para debater a temática;
-18 de maio. Assembleia geral da categoria;
-20 de maio. Compilação das propostas recebidas;
-23 de maio. Último dia para encaminhar as propostas da categoria.