• Home
  • Manifestações
  • Greve vai às ruas, e população faz ecoar as críticas da categoria ao governo

Greve vai às ruas, e população faz ecoar as críticas da categoria ao governo

Greve vai às ruas, e população faz ecoar as críticas da categoria ao governo

TV Greve dá voz ao povo, que teve ainda serviços de saúde a sua disposição, no Dia Nacional de Luta em Defesa dos HU’s

A categoria levou à greve da Ufes para a rua, nesta quarta-feira, 17 de junho, Dia Nacional de Luta em Defesa dos Hospitais Universitários, deliberado pela Fasubra. A decisão de sair dos muros dos campi, levando a Universidade para a Praça comprovou que muitas das reivindicações do movimento paredista são também da população em geral, no ato realizado na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória, nesta manhã (dia 17).

Sindicalistas e populares criticaram os cortes na educação e na saúde, de mais de R$ 20 bilhões, a terceirização dos serviços públicos. Sobrou até para as pessoas que não se manifestam e não se indignam, parecendo não se importar com toda a retirada de direitos em meio a diversos escândalos de corrupção que permeiam os principais cargos do poder político.

As críticas foram feitas na TV Greve, um canal que o Comando Geral de Greve da Ufes promoveu para dar voz a quem passava pela Praça Costa Pereira. Vale lembrar que o protesto teve boa divulgação pela imprensa capixaba, contribuindo para reforçar o objetivo de levar a greve às ruas.

Panfletagem e serviços de saúde

O protesto começou por volta das 09 horas, desta quarta (17). O ato contou com faixas, bandeiras e panfletagem. O panfleto falava sobre os prejuízos da EB$ERH para o Hospital das Clínicas (Hucam) e trazia a imagem do cartaz feito pela Fasubra para o Dia Nacional de Luta.

Serviços de saúde como aferição de pressão, teste de glicose, distribuição de preservativas e dicas de prevenção de doenças também foram levados à Praça Costa Pereira.

Nós cumprimos o objetivo que era fazer a atividade na praça, na rua, conforme agenda nacional da Federação. Foi uma atividade satisfatória, onde pudemos mostrar para a sociedade a nossa greve, onde demos voz ao povo e comprovamos que muitas das nossas reivindicações são pautas da população em geral. Essas atividades fortalecem o nosso movimento, frisou o integrante do Comando Local de Greve de Goiabeiras, Wellington Pereira.

Destaque na imprensa

O ato que levou a greve da categoria para além dos muros dos campi foi divulgada pela imprensa capixaba.

Com trabalho prévio de divulgação do protesto, a atividade foi divulgada pela TV Vitória e também pelo site Folha Vitória. Os dois veículos, da mesma rede, noticiaram a atividade da greve com este vídeo.

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo