Categorias: NotíciasSintufes

Formação sindical discute questões de saúde, o papel do movimento sindical em favor das mulheres, carreira e reuniões setoriais

A diretoria colegiada do Sintufes realizou um importante trabalho na sede do sindicato, em Goiabeiras, neste sábado, 24. É a atividade de formação sindical com temas políticos de grande relevância para a categoria e também para toda sociedade. 

Afinal, se por um lado falar sobre o PCCTAE diz respeito diretamente aos técnicos; a discussão sobre feminismo, machismo e feminicídio deve ser feita por todas/os extrapolando os muros da universidade, precisando estar presente em todas relações sociais.

Os trabalhos começaram na parte da manhã, com a diretora da Coordenação de Políticas Sociais e Saúde do Trabalhador Edirene Coninck falando sobre “Os desafios para a garantia da saúde no local de trabalho”, na qual foram discutidos pontos, como o assédio moral e seus impactos para a saúde do trabalhador. Ao final, foram tirados encaminhamentos sobre o tema. 

“O papel do movimento sindical na luta contra a exploração e opressão da mulher trabalhadora” foi o segundo assunto abordado. A representante do Movimento Estadual de Mulheres Negras, Marilene Pereira fez uma exposição na qual abordou o feminismo, o machismo, o patriarcado e o feminicídio. Ela falou sobre os elevados indíces de violência contra a mulher, apontando que grande parte dos casos é cometida por ex-maridos. “Eles se acham donos. É o machismo e o patriarcado impregnados”. 

Marilene explicou que o machista atua para desqualificar, humilhar as mulheres, destacando que o feminismo não é o oposto de machismo. “Feminismo é sobre escolha das mulheres. É sobre liberdade, libertação. É sobre igualdade”. Já o machismo é a recusa da igualdade, “enaltacendo o sexo masculino sobre o feminino”. 

Tarde
“Elementos em torno do Plano de Carreira da categoria (PCCTAE)” foi a palestra que iniciou os trabalhos após o almoço. O coordenador de Formação Política e Sindical do Sintufes e integrante da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS/Ufes), Ivan Gomes, e a ex-diretora do sindicato e ex-representante da CIS/Ufes, Ana Maria Silva Hoffman falaram sobre: a tabela salarial; o funcionamento da progressão; o papel da CIS, as mudanças na aposentadoria com a reforma da Previdência e os direitos que estão sendo atacados pelo governo. 

Outro tema da atividade de formação é a dinamização das reuniões setoriais com foco na organização de uma agenda para atividades do sindicato, lutas políticas e demandas localizadas. Essa etapa foi conduzida pela coordenadora-geral do Sintufes, Luar Santana.