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Fasubra participa do lançamento da campanha salarial unificada

Com mais de 30 entidades na organização, entre elas a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras Fasubra Sindical -, foi lançada na última quarta-feira (15), a Campanha Salarial 2012 dos servidores públicos federais, em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília/DF.

Este ano a pauta contém sete eixos centrais: definição de data-base para 1º de maio; política salarial permanente para o setor público; cumprimento de acordos e protocolos de intenção firmados com o governo; contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores; retirada de projetos de lei, medidas provisórias e decretos contrários aos interesses do setor público; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas e benefícios.

A programação constou entre outras atividades da participação na Câmara dos Deputados da reativação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Público. Uma das demandas que os trabalhadores apresentaram à frente é a retomada das discussões sobre negociações entre Governo Federal e o conjunto dos servidores, processo que estava em andamento, mas foi interrompido por conta do falecimento do secretário de Recursos Humanos em janeiro passado.

Mesmo assim, a expectativa é de que não só as reuniões sejam reativadas, como também seja colocado em prática o calendário de oficinas sobre insalubridade, gratificação de qualificação, diretrizes de carreira, gratificação de desempenho e aglutinação de cargos.

Mobilização
A mobilizações dos servidores, que não descartam totalmente a realização de greve, traz ainda uma série de atividades durante todo o mês de março em todos os estados do país. Elas incluem, por exemplo, a realização de uma grande marcha a Brasília no dia 28 de março.

Se todos esses mecanismos de pressão não derem resultado, ou seja, se o governo não restabelecer os canais de negociação e não apresentar propostas concretas de atendimento à pauta de reivindicações ao conjunto dos SPFs, existe a possibilidade de, depois de ouvidas as bases sindicais, ser deflagrada greve por tempo indeterminado a partir abril.

Arte da campanha
Dil-má, boneco da presidente Dilma produzido a pedido do Sintufes, é destaque na arte de divulgação da campanha salarial. Dil-má foi usada durante a greve de 2011 nas manifestações no Estado e em Brasília.


Fonte: site da Fasubra.