Desde a greve de 2011, que durou mais de 100 dias, a Fasubra Sindical vem envidando esforços para que as reivindicações dos 180 mil técnico-administrativos em educação das universidades resultem em melhoria salarial. Exemplo disso, são as paralisações organizadas e as mobilizações desenvolvida pelos sindicatos de base a partir de abril.
Essas ações são resultado da luta pela alocação de recursos para elevação do piso salarial e repactuação do Acordo da Greve de 2007, que representem vantagens e melhoria para toda a categoria, reafirmadas no Plano de Lutas aprovado no XXI Confasubra.
Os trabalhadores aguardam posição do Governo Federal até o dia 31 de maio. Se não houver proposta que valorize de fato o salário da categoria, os rumos do movimento serão discutidos em nova plenária, havendo a previsão de indicativo de greve nacioanl para o dia 11 de junho. Confira o panfleto das ‘bananas’ que o governo Dilma tem dado às reivindicações da classe trabalhadora.
Marcha vitoriosa. Na quinta-feira, dia 17, a caravana de trabalhadores à Brasília, com representação de técnicos administrativos de todos os estados, pressionaram o governo a atender às demandas da categoria.
Os os técnico-administrativos em educação (TAE’s) da Ufes participaram dessa luta, na qual a Dil-má se fez presente. Durante a manhã, a marcha, com mais de 1,2 mil trabalhadores, passou pelo Palácio da Alvorada e em seguida realizou um ato em frente ao Ministério da Educação.
À tarde, os manifestantes se concentraram em frente ao Ministério do Planejamento onde aconteceu mais uma reunião, em que o governo não apresentou nada para categoria.
A delegação capixaba saiu de Vitória, na manhã da quarta-feira, 16, para contribuir na manifestação. E parte dela também para participar da Plenária Nacional da Fasubra, nesta sexta-feira, 18, e sabádo, 19. Pautas
A Federação reforça as reivindicações frente ao Governo Federal, as quais vêm sendo negociadas sem respostas positivas, até o momento, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), tanto na pauta específica, quanto na pauta conjunta dos servidores públicos federais.
Pauta específica dos TAE’s: aumento no piso salarial; resolução das pendências e aprimoramento da carreira; racionalização dos cargos; anexo IV (mesmo percentual de reajuste dos profissionais de nível superior e que tenham doutorado para trabalhadores, que não são de nível superior, mas que também tenham concluído doutorado) e reposicionamento dos aposentados.
Pauta geral unificada: tem como eixos o reajuste salarial de 22,08% (com reposição da inflação de 2010 e 2011); data base dia 1º de maio; regulamentação da Convenção 151 da OIT; e definição de uma política salarial digna para os trabalhadores do serviço público.
Mais calendário
Vale ressaltar que o calendário de mobilizações foi aprovado pelo XXI Confasubra, realizado em abril, em Minas Gerais. Já ocorreram as paralisações em 9 e 10 de maio, com mobilizações nos estados. Além da manifestação dessa quinta, 17.
Neste fim de semana está sendo realizada a Plenária Nacional da Categoria, nesta sexta-feira, 18, e no sábado, 19, no auditório Dois Candangos, da Faculdade de Educação da UnB, na capital federal.
Nova caravana está prevista para o dia 05 de junho, também em Brasília, mas com a pariticipação do conjunto dos trabalhadores do Serviço Público Federal, com Plenária do Fórum das Entidades dos SPF´s.
Texto: com informações da Fasubra.
Foto: Fasubra/Divulgação.