O Encontro Regional Fasubra Sudeste II foi às ruas de Vitória em protesto que reuniu mais de 100 mil pessoas nas principais vias da capital capixaba na noite dessa quinta-feira, 20 de junho de 2013, compondo a manifestação com maior número de participantes na história do Estado.
A decisão de participar da marcha foi tomada pela Plenária no primeiro dia do Encontro Regional, com a avaliação apresentada pela direção Federação sobre a necessidade de se participar do movimento.
As pautas das manifestações em todo País é anticapitalista. Temos que encampar essa luta e disputar contra a ultradireita que tenta se aproveitar dessa grande mobilização popular nunca antes vista na nossa história. Vamos para manifestação apresentar nossas bandeiras de luta contra a EBSERH, em defesa da universidade pública gratuita,de qualidade e socialmente referendada e em defesa da classe trabalhadora, afirmou a diretoria colegiada da Fasubra.
Trajeto
O ato teve início no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde está sendo realizado o Encontro Regional. Os manifestantes caminharam pelas avenidas Fernando Ferrari, Reta da Penha e se concentraram na Terceira Ponte, que liga Vitória à Vila Velha, em frente ao Tribunal de Justiça do Espirito Santo e também em frente à Assembleia Legislativa.
Os trabalhadores das universidades do SINTUR-RJ, Centro Paula Souza, SINTUFSCAR e SINTUFES que participam do Encontro marcaram presença nessa importante mobilização social nacional.
Tomamos partido. Estamos nas ruas, informava uma das faixas dos trabalhadores técnico-administrativos.
Importante destacar que, em que pese o caráter apartidário das manifestações, o ato é político. O que reforça a necessidade da Fasubra e dos sindicatos de base tomarem partido dessa luta.