O Sintufes convoca a categoria para assembleia geral que vai fazer discussão em torno do piso da Enfermagem e da flexibilização da jornada de trabalho no Hospital Universitário.
A assembleia será realizada nesta quarta-feira, 21 de setembro de 2022, às 8 horas, na subseção sindical do Hucam, em Maruípe, Vitória. A partir das 7 horas, será oferecido café da manhã para quem for participar da reunião.
Mobilização nacional. A assembleia será a atividade do Sintufes que integra mais uma mobilização nacional em defesa do piso salarial para as trabalhadoras e trabalhadores da Enfermagem.
Assim como a Fasubra, o Sintufes tem apoiado a luta para fazer valer a Lei Federal 14.434/2022, que foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, após pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), entidade que reúne empresários do setor privado e donos de planos de saúde.
No dia 9 de setembro, o Sintufes fortaleceu outra mobilização em favor do piso que aconteceu no Centro de Vitória. Sindicatos e federações que representam a categoria da Enfermagem vêm puxando mobilizações desde a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de suspender a lei do piso, atendendo ao pedido da CNSaúde, em 4 de setembro.
No dia 16, o STF confirmou, por 7 votos a 4, a decisão do ministro Barroso pela suspensão do piso salarial. O pedido dos patrões de estabelecimentos e planos de saúde questiona de onde virá o financiamento para a aplicação do piso salarial em todo o País. Entidades da Enfermagem lembram que isso foi discutido durante a tramitação do projeto de lei no Congresso. No dia 19 de setembro, o Senado abriu discussão sobre quatro possibilidades para custear o piso.
O Sintufes defende que o piso deve ser efetivado por entender ser importante a valorização de uma categoria profissional essencial para os instrumentos de saúde, seja ela pública ou privada. O que foi comprovado em especial durante os momentos mais críticos da pandemia de covid-19.
Em relação à categoria (base da Fasubra/Sintufes), a discussão precisa trabalhar a forma de incluir o piso da Enfermagem na carreira dos técnicos (o PCCTAE).
Mas, antes disso, é preciso fazer valer a Lei Federal do piso!
Confira a pauta completa e compareça à assembleia!
-Informes jurídico e de conjuntura;
-Piso da enfermagem;
-Flexibilização da jornada do Hucam;
-O que ocorrer.