Categorias: NotíciasSintufes

Em defesa da categoria! Sintufes cobra, e Grupos de Trabalho serão criados para propor alterações na resolução de regulamentação da jornada

GTs começam a se reunir dia 2 de maio. Veja como participar!


Para evitar prejuízos no processo de regulamentação da jornada de trabalho da categoria, o Sintufes se reuniu com a Comissão de Legislação e Normas (CLN) do Conselho Universitário (Consuni), no dia 18 de abril.

Na reunião ficou definido que o sindicato e as/os trabalhadoras/es terão até o dia 20 de maio para levantarem propostas para a resolução do Consuni, 34/2018. Para isso, o Sintufes vai convocar todas e todos para participarem de grupos de trabalho (GTs), nos quatro campi, a fim de construir as proposições de mudanças na norma.

Sem essa articulação do sindicato, a Resolução 34 poderia ser apreciada pela próxima reunião do Conselho Universitário (agora no final de abril), trazendo prejuízos para a categoria e colocando em xeque a própria negociação da escala 12×60 horas dos plantonistas do Hucam.

A normativa 34/2018, do Conselho, regulamenta a jornada de trabalho dos técnico-administrativos em Educação, a adoção do sistema de registro eletrônico de ponto (SREP), a assiduidade e o cumprimento dos horários de frequência às aulas e às reuniões de caráter administrativo e acadêmico pelos servidores docentes no âmbito da Ufes. Confira aqui a resolução 34

GTs vão se reunir às quintas-feiras  
Diretoras/es do Sintufes vão coordenar os GTs em Maruípe (Hucam/Ioufes/CCS/) e em Goiabeiras. A previsão é de que as reuniões sejam realizadas nas três primeiras quintas-feiras de maio, dias 2, 9 e 16; sempre às 16 horas.

O sindicato vai orientar trabalhadores do Ceunes (São Mateus) e de Alegre (CCAE/CCENS) a também criarem GTs para contribuírem com os trabalhos.

Além disso, a assessoria Jurídica do Sintufes já está analisando a resolução para fazer um parecer sobre a normativa. 

Participe dos GTs! Quem tiver interesse em participar das discussões dos GTs, basta comparecer na sede ou na subseção sindical do Sintufes nos dias e horários previstos para a realização dos estudos e levantamento de propostas.

O sindicato vai divulgar em seu site e em sua página no Facebook as reuniões dos grupos de trabalho, semanalmente, fazendo a convocação para quem tiver interesse em participar.  

Se não fosse a articulação do sindicato…
É importante lembrar que a articulação do Sintufes foi fundamental para que a Resolução 34/2018, do Conselho Universitário, fosse objeto de estudo e análise por parte da categoria. Essa havia sido uma deliberação, tomada na sessão do Conselho Universitário de novembro de 2018. Contudo, a gestão da Ufes, em especial a Progep, acabou não levando à frente esse trabalho.

Em vez disso, a Progep propôs, na última sessão do colegiado, no final de março de 2019, que a Resolução 34 fosse aprovada pelo Conselho Universitário à luz da Instrução Normativa (IN) 02/2018, do Ministério do Planejamento. 

Para entender mais sobre a IN-02 e a tentativa de ‘rasteira’ da Progep contra a categoria, leia a página 7 da última edição do Jornal do Sintufes

Plantão 12×60 do Hucam
A matéria da página 7 do Jornal do Sintufes (link acima) explica por que as negociações da escala dos plantonistas do Hucam foram atravancadas. Afinal, a Progep quis atrelar as mudanças na escala de plantão às alterações na Resolução 34, tomando a IN-02 como base.

Assim como divulgado no Jornal do Sintufes, o sindicato entende e continua cobrando da gestão da Ufes que as negociações da escala sejam definidas por portaria do reitor, uma vez que não há necessidade nenhuma desses pontos terem de ser aprovados pelo Conselho Universitário.

O Sintufes vem cobrando reunião com o reitor da Ufes para tratar dessa questão. Assim como vai levar essa pauta para a reunião com a Progep prevista para o dia 8 de maio.