Em respeito à decisão tomada pela comunidade universitária, a categoria aprovou que o resultado da consulta eleitoral para reitor seja defendido pelos representantes dos técnicos no Colégio Eleitoral da Ufes. A decisão foi tomada pela ampla maioria da assembleia extraordinária e unificada, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, na sede do Sintufes, em Goiabeiras.
A previsão é de que o Colégio Eleitoral defina, nesta quinta-feira, 5, a lista tríplice dos reitoráveis a ser enviada à Presidência da República, responsável por nomear os reitores das universidades.
A assembleia tomou a decisão após um amplo debate em torno das eleições para reitor. Duas propostas foram submetidas à categoria. A vitoriosa foi em favor de se respeitar o resultado da consulta eleitoral, realizada em todos os campi no dia 6 de novembro, sendo um processo legítimo e democrático. A proposta menos votada foi no sentido de que os representantes dos técnicos no Colégio Eleitoral fossem orientados a votar na chapa que mais recebeu votos dos TAEs na consulta que não foi a mesma que venceu a pesquisa para reitor.
O Sintufes segue atento ao próximos passos do processo de escolha de reitor/vice-reitor da Ufes e poderá convocar, em breve, nova assembleia para que a categoria tome decisões em relação ao desenrolar das eleições que vão definir quem ficará à frente da Universidade entre 2020 e 2024.