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Eleição vale quanto pesa

A categoria dos trabalhadores técnico-administrativos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Ufes, em Alegre, REPUDIAM O PROCESSO ELEITORAL ANTIDEMOCRÁTICO,  aprovado pelo Conselho Departamental do CCA, para as eleições que vão escolher o novo diretor do campus no Sul do Estado.

Pela decisão do Conselho, o voto dos professores terá PESO DE 70%; dos técnico-tjadministrativos em educação de 15%; e dos estudantes também de 15%. Eleições com peso de 70% para um dos segmentos votantes é golpe. E sempre será!

A Universidade é um espaço PLURAL e DEMOCRÁTICO.  Não pode conviver com uma disparidade dessas entre os três segmentos que convivem dentro dos campi, sendo partes do processo de ensino.

O TÉCNICO SE NEGA A VALER 15%  da decisão política seja no CCA, em Goiabeiras, no Ceunes ou na Ufes inteira. Os estudantes também se negam a valer menos que o professor. A PARTICIPAÇÃO PARITÁRIA DOS TRÊS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ACADÊMICA NO PROCESSO ELEITORAL FAZ PARTE DA DEMOCRACIA DA UNIVERSIDADE.

Por isso, não existe justificativa plausível para que o peso do docente seja de 70%. Só se justifica PELA LEI REACIONÁRIA DO GOVERNO FHC, Nº 9.192/1995, MANTIDA PELOS GOVERNOS DO PT, sucessores do tucano.

HÁ 16 ANOS
Além de antidemocrática, a eleição do CCA de Alegre é RETRÓGRADA e NÃO CONDIZ com os últimos quatro processos eleitorais para escolha do reitor da Ufes. Referendados de forma paritária por conta da autonomia universitária.

Afinal, a última eleição que teve o GOLPE DOS 70% foi NO SÉCULO PASSADO, em 1996.

Pioneirismo. Vale lembrar que a Ufes foi a primeira universidade federal brasileira a ter uma eleição paritária para reitor, conduzida por uma COMISSÃO ELEITORAL, PRESIDIDA POR UM ESTUDANTE E TENDO UM TÉCNICO COMO VICE-PRESIDENTE, nas eleições de 2011.

PORTANTO, OS TRABALHADORES NÃO PODEM ACEITAR O RETORNO DESSE GOLPE DE 70%. Pois, a manutenção desse processo só contribui para construir grupos elitizados dentro da Universidade. Quebra o princípio fundamental da democracia, da universalidade e da formação do cidadão com pensamento coletivo.