#ConsciênciaNegra A escritora Conceição Evaristo será a grande homenageada do 61º Prêmio Jabuti, o principal prêmio literário brasileiro, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. No dia 28 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, a escritora receberá o prêmio de Personalidade Literária do Ano. Ela já recebeu, em 2015, o Jabuti de Literatura.
Você sabia que Conceição Evaristo lançou uma anticandidatura à Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2018? “Negra e nascida em uma comunidade de Belo Horizonte há 71 anos, sua candidatura foi impulsionada por movimentos negros e feministas que buscam uma maior representatividade dentro da ABL, composta por 40 membros efetivos e perpétuos que são, em sua maioria, homens e brancos”, informou o portal El País em agosto de 2018, quando noticiou sobre a eleição de Cacá Diegues como novo imortal.
Já o Intercept Brasil, na ocasião, informou que Conceição “optou por uma espécie de anticandidatura. Sua derrota era esperada: Evaristo entrou na disputa para expor a falta de representatividade negra e feminina na centenária academia”.
Em lembrança ao Mês da Consciência Negra, viva a escritora Conceição Evaristo! Por mais negras e negros na literatura, artes, cinema, nas universidades, no Congresso, nas chefias, nos centros de poder!