Categorias: NotíciasUfes

Conheça quem está na disputa pelas vagas dos TAEs nos Conselhos Superiores

No dia 26 de junho de 2019, a categoria dos técnico-administrativos em Educação (TAEs) na Ufes tem um importante compromisso com o cenário político da instituição. É que os TAEs vão definir quais serão os seus representantes nos Conselhos Superiores da universidade: o Conselho Universitário (Consuni); o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e o Conselho de Curadores (Ccur), no biênio 2019/2021.  

Para o Sintufes, este momento deve ter ampla participação dos técnicos, pois representantes atuantes nos Conselhos Superiores da Universidade fazem a luta em favor de pautas de grande interesse da categoria. Aliada a essa questão, há a luta histórica do sindicato por uma maior participação dos técnicos nestes espaços de decisão política.

Você se lembra do 70% é golpe? Há alguns anos, o Sintufes questiona o peso de 70% do votos dos docentes para as consultas que definem os reitores das Universidades, que é um modelo proporcional. Porém, é uma proporção que não considera o número quantitativo dos três segmentos, mas sim dá mais força política a docentes. No caso da eleição para reitor, o percentual é 70% docentes; 15% técnicos; e 15% estudantes. Por isso, o sindicato sempre defendeu que a consulta para Reitoria fosse paritária! 

Essa previsão, contudo, está na Lei Federal 9192, de 21 de dezembro de 1995. E a definição dos representantes dos segmentos nos Conselhos Superiores acaba seguindo essa lógica. Porém, se na consulta para reitor o percentual de 30% é ‘dividido’ entre técnicos e estudantes, nas cadeiras dos colegiados a situação é pior para os técnicos: é que o Consuni, por exemplo, a representação é: 70% de docentes; 20 de estudantes; e 10% de representantes dos técnicos.  
 
Levando esse percentual em conta, os eleitores podem votar em até três chapas para o Consuni; em até duas para o Cepe; e em uma chapa para o Ccur. 

Por que até três chapas para o Consuni? Conforme explicado acima, o Conselho Universitário tem 30 assentos; três deles são destinados à categoria dos técnicos. Por isso, no dia 26, o trabalhador pode votar em até três chapas para o Cosuni.

O Sintufes orienta a todas e todos a votarem em três chapas a fim de que o segmento contribua em peso para a definição das três chapas que vão representar todas e todos no biênio 2019/2021. 

E duas chapas no Cepe e uma no Conselho de Curadores? A lógica é a mesma, seguindo o percentual das cadeiras em cada um dos conselhos – de Ensino, Pesquisa e Extensão e o de Curadores; a categoria deve votar em duas chapas para o Cepe; e em uma para o Ccur. 

Quem pode votar?
Estão aptos a votar todos os Servidores Técnico-Administrativos em Educação ativos e efetivos da Ufes, devendo estes portar documentos de identificação com foto e expedidos por órgão oficial, ou sua identidade funcional emitida por esta Universidade.

Quem é quem: quais chapas estão na disputa? 
Abaixo, confira os números das chapas e os nomes dos técnicos inscritos em cada uma delas para cada um dos conselhos. As informações foram divulgadas pela Comissão Eleitoral que conduz o processo para escolha dos representantes dos TAEs nestes espaços. 

CONSELHONÚMEROCHAPAS
Conselho Universitário10Titular: Luar Santana de Paula (CCE)Suplente: Ana Cristina dos Santos (HUCAM)
15Titular: Zezé (CRIARTE)Suplente: Mário Gomes (CCS)
20Titular: Marizete Pereira Leite (PROAECI)Suplente: John Lennon Marcos Domingues Moreira (PROGRAD)
25Titular: Michel Eduardo Teixeira Cristo (CCJE)Suplente: Rafael Araujo Guedes de Moraes (HUCAM)
30Titular: Luiz Antônio (PU)Suplente: Lorrana Nobre (CRIARTE)
35Titular: Cida (HUCAM)Suplente: Brígida Pimenta (CCHN)
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão40Titular: Cida Alves (HUCAM)Suplente: Joanicy Leandra Pereira (CCE)
45Titular: Gustavo Teixeira Cardoso (PROGRAD)Suplente: Marco Aurélio Bonfim de Oliveira (HUCAM)
50Titular: Jaimel Lima (PROAECI)Suplente: Filipe Skiter (CCHN)
Conselho de Curadores60Titular: Adevair Vitório da Silva (CCHN)Suplente: Ivan Valladão (CCHN)
65Titular: Fernando Coutinho Bissoli (CCE)Suplente: Toninho Lopes (CCS)


Horário e locais de votação?

DATA DA ELEIÇÃO: 26 de junho de 2019

LOCAIS DAS SEÇÕES DE VOTAÇÃO:

·         Seção 01: Campus de Alegre

·         Seção 02: Campus de São Mateus

·         Seção 03: Campus de Goiabeiras – Restaurante Universitário

·         Seção 04: Campus de Goiabeiras – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)

·         Seção 05: Campus de Goiabeiras – Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)

·         Seção 06: Campus de Goiabeiras – Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

·         Seção 07: Campus de Goiabeiras – Centro Tecnológico (CT)

·         Seção 08: Campus de Goiabeiras – Prédio da Reitoria

·         Seção 09 e 10: Campus de Maruípe – Centro de Ciências da Saúde (CCS)

·         Seção 11 e 12 : Campus de Maruípe – Hospital Universitário “Cassiano Antonio Moraes” (HUCAM)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS SEÇÕES ELEITORAIS:

·         Campus de Alegre: das 08h às 15h 

·         Campus de São Mateus: das 08h às 15h 

·         Campus de Goiabeiras: das 08h às 18h

·         Campus de Maruípe (CCS): das 08h às 18h

·         Campus de Maruípe (HUCAM): das 07h às 20h

Mais informações. 
Boletim informativo: clique aqui e baixe o boletim informativo da Comissão Eleitoral que traz os locais e horários de votação, bem como as chapas inscritas e as suas respectivas propostas. 

OBS: na lista das chapas nesta matéria já não consta a chapa 55, que disputaria a vaga do Conselho de Curadores. A referida chapa solicitou o cancelamento de sua inscrição, contudo no boletim informativo ainda consta as informações referentes a ela.