Na manhã da quinta-feira, 14 de junho, os três segmentos da Universidade promoveram mais um ato em defesa da educação pública e de qualidade, do Sistema Único de Saúde e para melhorias das condições de trabalho e salariais dos trabalhadores universitários, sejam eles técnico-administrativos ou docentes.
Foi o ato a Ufes em greve na praça, que contou com aferição de pressão e exames de glicemias, promovidos por trabalhadoras e trabalhadores do Hospital das Clínicas/Hucam. Já estudantes de Educação Física ministraram oficinas de capoeira.
Com apoio dos estudantes, técnicos e professores distribuíram panfletos convocando a população a se pintar de Ufes, e a Ufes a se pintar de povo.
Já no final da manhã, a praça se tornou uma grande sala de aula a céu aberto. Os professores Maurício Abdala, do Departamento de Filosofica da Ufes, e Daniel Barbosa, da rede estadual de ensino, promoveram um debate em defesa da educação pública e de qualidade, elencando os problemas atuais da educação no País.
Populares, estudantes, trabalhadores técnicos e outros docentes acompanharam a aula ao ar livre.
A manifestação foi organizada pelo Sintufes, pela Adufes e pelo DCE/Ufes, tendo a participação de movimentos populares e de sindicatos, como o Sindiupes.
Ripada na presidente*
O ato foi divulgado pela imprensa capixaba. Vale destacar a participação do diretor do Sintufes Wellington Pereira no programa Balanço Geral, da TV Vitória.
Diretor “senta a ripa” na presidente
Pereira foi entrevistado e criticou a política do governo de sucateamento e privatização do ensino e da saúde, em especial os Hospitais Universitários Federais. A entrevista foi em um quadro do programa que consiste em dar uma ripada em alguém a fim de buscar a solução para algum problema causado por esse alguém.
Quem sofreu com a ripada foi a presidente Dilma, que insiste em não fazer nada para acabar com o sofrimento da educação e saúde públicas do Brasil.
Ao lado de Dil-Má (famoso boneco do Sintufes que representa a presidente) estavam o também bonecos que representam sátiras do ministro da Educação, Aloysio Mercadoria; da ministra do Planejamento, Mirian Bem Pior; e do secretário de Planejamento Sérgio Não Amedronta.
Confira mais fotos.
*Com informações e fotos do portal da Adufes.