Notícias

Conheça a campanha “Ufes Contra o Ensino Remoto”

Sintufes, Adufes e DCE trazem apontamentos que a Reitoria da Ufes pode adotar diante do debate em torno do ensino remoto

A campanha “Ufes contra o Ensino Remoto” foi lançada pelo Sintufes, Adufes e DCE, em uma transmissão ao vivo, pela internet, na quarta-feira, 24 de junho de 2020. As entidades que representam técnicas/os, professoras/es e estudantes se posicionam contrárias à implementação do ensino remoto e cobram que a administração central da Universidade abra o debate com a participação de todas categorias e setores da Ufes para tomar decisões sobre o ensino remoto durante a pandemia de covid-19.

Há quase quatro meses após a administração central da Universidade ter definido pela suspensão das atividades, a comunidade universitária enfrenta muitos problemas. E a Reitoria não abre amplamente o importante debate sobre a adesão ao ensino remoto, tomando decisões acerca dessa delicada questão sem transparência, sem ouvir as reivindicações de estudantes, técnicas/os e professoras/es.

Em vez de fortalecer a democracia universitária, a administração da Ufes aponta o ensino remoto como uma solução para o calendário acadêmico seguir em meio à pandemia de covid-19. Fato é que ao decidir antidemocraticamente, seguindo recomendações do governo do Estado – que pensa em reabrir escolas a partir de agosto; a Reitoria da Ufes vai na contramão de se salvar e preservar vidas. Importante lembrar que os governos estão atendendo a pressão de empresários para flexibilizar atividades.

Mas para retomada das aulas presenciais na universidade é preciso observar a ciência, as recomendações sanitárias em favor do isolamento social. E obviamente com a Universidade se voltando para ajudar a reduzir os problemas de estudantes mais prejudicados pela não realização das atividades acadêmicas presenciais. Afinal, tem estudante que não tem internet, tem estudante passando fome. Situações que mostram que a discussão em torno do ensino remoto não é a prioridade.

Artes. Acima, os cartões feitos pelo Sintufes, Adufes e DCE, nos quais as entidades reforçam o seu posicionamento contrário à implementação do ensino remoto na Ufes. Abaixo, o vídeo da campanha, divulgado logo após a transmissão ao vivo feita em 24 de junho.

Confira o vídeo